20/04/2022

MEC participa da XV Conferência Anual da Languages Canad

Missão teve como objetivo prospectar possibilidades de futuras parcerias na educação para brasileiros

Entre os dias 28 e 30 de março, o Ministério da Educação (MEC) realizou uma missão oficial ao Canadá, para participar da XV Conferência Anual da Languages Canadá. A conferência foi realizada em Ottawa e contou com a participação do Secretário de Ensino Superior, Wagner Vilas Boas de Souza, a Diretora de Políticas e Diretrizes de Educação Básica, Myrian Caldeira Sartori, e a representante da Assessoria Internacional, Michelle Muniz.

A Conferência, que teve por tema “Resiliência em um cenário de mudança”, demonstrou a importância do setor de ensino de idiomas no cumprimento das metas do Canadá para promover recuperação e crescimento econômico, diversidade e inclusão, força de trabalho e imigração.

No primeiro, dos dois dias de evento, o Brasil foi convidado a integrar a programação oficial como painelista. O Secretário Wagner apresentou o Panorama da Educação no Brasil e a Política Linguística. Fez menção aos principais aspectos da educação no país, tanto da esfera de ensino superior quanto do básico. Os números que retratam a realidade brasileira impressionaram a audiência presente – aproximadamente 46.000 alunos de ensino básico e 8.000 de ensino superior. O Secretário falou, ainda, a respeito dos esforços do governo em reduzir a evasão escolar.

O MEC também participou do workshop sobre desenvolvimento profissional, onde foi compartilhada a intenção do governo brasileiro em oficialmente retomar a parceria com a Languages Canada – vigente de 2015 a 2020, no contexto do Programa Idioma Sem Fronteiras. A retomada ocorreria a partir da assinatura de Memorando de Entendimento e seria iniciada com a implementação de um projeto piloto, a ser operacionalizado com o apoio da instituição Smrt English.

Encontros bilaterais

Às margens da Conferência, a delegação brasileira pode participar de encontros bilaterais com representantes de instituições privadas, públicas e sem fins lucrativos localizadas no Canadá. Durante as agendas, a delegação prospectou parcerias, compartilhou expectativas e identificou possibilidades de projetos que beneficiem os estudantes de ambos países.

Entre as principais reuniões com instituições canadenses, destaca-se a atuação do Conselho de Pesquisa em Ciências Sociais e Humanas do Canadá (SSHRC) e do Conselho de Pesquisa em Ciências Naturais e Engenharia do Canadá (NSERC), os quais desenvolvem trabalhos que podem ser comparados com a atuação da CAPES e do CNPq no Brasil.

A Languages Canada certificou, como símbolo de deferência, a participação do Brasil na Conferência, por meio da pessoa do Secretário Vilas Boas, e atribuiu seu nome a uma doação feita ao povo ucraniano.

Quanto à visita de campo, foi possível conhecer a metodologia e a estrutura da instituição Algoquin College, presenciando a rotina dos alunos e integração dos estudantes estrangeiros.

Por fim, os delegados do MEC foram recebidos no Ministério das Relações Exteriores, o Global Affairs, onde puderam debater sobre ensino de inglês no Brasil, possibilidade de intercâmbio de estudantes e de professores, bolsas de pesquisa, cooperação na área de inovação, bilinguismo e internacionalização da educação, flexibilização curricular no ensino médio e integração com o mercado de trabalho.

 

Assessoria de Comunicação Social com informações da Assessoria Internacional - 19.04.2022

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×