08/06/2022

MEC participa de Conferência das Agências Reguladoras do Ensino Superior, em Angola

Evento com países de língua portuguesa teve como propósito a partilha de experiências e boas práticas sobre o sistema de Garantia da Qualidade do Ensino Superior

O Ministério da Educação (MEC) participou, no dia 31 de maio, da 3ª Conferência das Agências Reguladoras e de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior dos Estados Membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que ocorreu na capital de Angola, Luanda. O evento teve como propósito a partilha de experiências e boas práticas entres os Estados-membros da CPLP sobre o sistema de Garantia da Qualidade do Ensino Superior.

A secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC (Seres), Diana Azin, proferiu uma palestra em um dos painéis da conferência sobre o novo sistema eletrônico de acompanhamento dos processos que regulam a educação superior no Brasil, a partir de experiências internacionais.

Na ocasião, a secretária buscou apresentar a estrutura organizacional do MEC, em especial como se dá a regulação e supervisão da educação superior no Brasil e as principais atribuições da Seres, na condição de órgão singular específico subordinado ao Ministro de Estado da Educação. Além disso, o cenário da educação superior no Brasil foi destacado por Diana, bem como uma visão sobre os processos da regulação e supervisão da educação superior no Brasil.

Com especial destaque para introdução de novas soluções tecnológicas, a palestra também abordou as estratégias que vêm sendo implantadas para aprimoramento do exercício da regulação e supervisão da educação superior no Brasil. O sistema e-MEC também ganhou destaque devido às ações que vêm sendo desenvolvidas com foco em sua evolução. 

“A relevância da participação do MEC no evento é enorme, uma vez que o Brasil possui uma política educacional regulatória madura e é considerado, no âmbito da Comunidade de Países de Língua Portuguesa ─ a CPLP ─ um modelo a ser seguido para futuras cooperações institucionais e multilaterais”, afirmou a secretária Diana Azin sobre o evento.

A 3ª Conferência das Agências Reguladoras e de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior dos Estados Membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) desenvolveu seus debates com base nos seguintes painéis:

a) Painel I ─ “Cooperação Técnica Multilateral e Interajuda como Pilares Estratégicos do Fortalecimento dos Sistemas Nacionais de Garantia da Qualidade da CPLP”;

b) Painel II ─ “Mobilidade de Peritos dos Sistemas Nacionais de Garantia da Qualidade no Contexto do Acordo de Mobilidade e Circulação entre os Estados da CPLP”;

c) Painel III ─ “Papel da Cooperação Internacional no Fortalecimento da Cooperação Multilateral entre Sistemas Nacionais de Garantia da Qualidade da CPLP”;

d) Painel IV ─ “A transformação Digital como Alavanca da Cooperação Multilateral no Domínio da Garantia da Qualidade na CPLP”.

O MEC também foi representado na conferência pela professora Maria Francisca Trujillo, da Assessoria Internacional do MEC (AI), e por Maria Cristina Manno, da Secretaria de Ensino Superior (Sesu).

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da Sesu - 07.06.2022

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×