03/07/2023

MEC participa de reunião da Unesco sobre EJA

Discussão virtual tratou a respeito da implementação do Marco de Ação de Marrakech sobre Educação de Jovens e Adultos. Ministério da Educação foi representado pela Secadi.

A Cátedra Unesco de Educação de Jovens e Adultos realizou na quarta-feira, 28 de junho, o Diálogo Inter/Nacional Virtual sobre a Aprendizagem e Educação de Adultos a fim de discutir formas de implementação do Marco de Ação de Marrakech, documento produzido a partir da VII Conferência Internacional de Educação de Adultos (Confintea), realizada na cidade de Marrakech, no Marrocos, de 15 a 17 de junho de 2022. Representando a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), do Ministério da Educação (MEC), participaram a diretora de Políticas de Educação e Alfabetização de Jovens e Adultos, Cláudia Costa; a coordenadora-geral de Alfabetização, Maria do Socorro Alencar; e a coordenadora-geral de Educação de Jovens e Adultos, Mariângela Gracindo.  

“A aprendizagem e educação de jovens e adultos pode constituir uma resposta política poderosa para consolidar a inclusão social, assegurar a paz no contexto de fortalecer a democracia”, destacou Cláudia Costa. A diretora de Políticas de Educação e Alfabetização de Jovens e Adultos ressaltou que os três eixos da política educacional do MEC são: alfabetização, elevação da escolaridade e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) integrada à educação profissional. Para a integração da EJA ao ensino profissional, está sendo desenvolvido um trabalho intersetorial e interministerial com a participação, entre outros, do Ministério do Trabalho. Cláudia Borges destacou, ainda, que existem no Brasil 9,5 adultos não alfabetizados, que são alvo das políticas do EJA.  

Conferência da Marrakech participaram da VII Conferência de Marrakech representantes de 142 estados membros da Unesco, além de organizações da sociedade civil, parceiros sociais, agências das Nações Unidas, agências intergovernamentais, juventude e setor privado. Em consequência da pandemia, a Confintea ocorreu de forma híbrida. O Marco de Ação de Marrakech foi o documento aprovado ao final da Conferência com recomendações para orientar as políticas de aprendizagem e educação de adultos ao longo dos próximos 12 anos.  

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secadi - 30.06.2023

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×