MEC participa de Webinário sobre educação híbrida promovido pela OEI
Evento tem como foco a utilização da inovação e da tecnologia para a recuperação das aprendizagens durante o período pós-pandemia.
O ministro da Educação, Victor Godoy, participou nesta terça-feira (31), do Webinário “Educação Híbrida ─ Como a tecnologia pode transformar os nossos sistemas educacionais”, promovido pela Organização dos Estados Ibero-Americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI). Durante o evento, foi apresentado um panorama de como a tecnologia pode ser aliada ao desenvolvimento da educação, principalmente no formato híbrido.
O Webinário também contou com a participação do secretário-geral adjunto da OEI, Andrés Delich, que em sua fala ressaltou a importância da tecnologia como aliada na recuperação das aprendizagens no período pós-pandemia. “O tema da tecnologia na educação aumentou na pandemia, mas não se trata somente de recuperar o que perdemos e sim de pensar em modelos futuros que incorporem a tecnologia de outra forma. A ideia desse Programa é potencializar através do conhecimento e de boas práticas produzir projetos pilotos e políticas públicas. A participação do Brasil é importante não só pela sua grandeza, mas pela sua quantidade de experiência.”, declarou Delich
Na oportunidade, o ministro da Educação, Victor Godoy, afirmou: “Temos convicção de que a tecnologia e a inovação têm que ser parceiras inclusive para recuperação das aprendizagens. O desafio a gente sabe que é enorme, o Ministério da Educação tem essa visão ambiciosa de avançarmos, utilizando as ferramentas e políticas de recuperação de aprendizagens”.
O evento contou também com apresentações conduzidas por servidores do MEC e de suas vinculadas com o tópico “O uso de tecnologias educacionais no Brasil”, pela presidente do Conselho Nacional de Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, e o tópico “Apresentação da plataforma de avaliação on-line”, por um representante técnico da Secretaria de Educação Básica (SEB).
As apresentações das políticas e inovações em educação no Brasil foram voltadas para representantes da OEI no Brasil e na sede da Organização em Madri, entretanto, o Webinar ficou registrado no canal da OEI no site do YouTube para acesso público a quem tiver interesse.
OEI
A Organização de Estados Ibero-Americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI) é composta por 23 países-membros e é o maior organismo de cooperação multilateral entre países ibero-americanos de língua espanhola e portuguesa, com cerca de 500 especialistas e colaboradores espalhados fisicamente por 20 países da Ibero-América. Seu trabalho está diretamente ligado aos governos nacionais dos países-membros, respondendo às suas prioridades e fortalecendo as políticas públicas por meio de programas e projetos elaborados e implementados por profissionais altamente qualificados e comprometidos com a criação de valor para toda a sociedade.
A OEI tem acompanhado os países ibero-americanos na implementação das políticas educacionais, colocando à sua disposição todos os recursos, meios humanos e materiais disponíveis. Nesse sentido, na área de Educação, as linhas estratégicas do nosso trabalho referem-se a temas centrais como: a primeira infância, as habilidades e competências para o século XXI, a melhoria da governança escolar, o ensino superior e a educação em direitos humanos, valores democráticos e cidadania ibero-americana. Assim, o envolvimento do Brasil com a OEI na área educacional é bem estreito, considerando a densidade e complexidade do sistema educacional brasileiro. As principais atividades entre OEI e Brasil que podem ser identificadas são importantes reuniões multilaterais e ministeriais, promoção de cursos de formação para educadores, webinars de temáticas diversas, além de outros projetos mais específicos. As iniciativas bilaterais pela cooperação técnica e educacional entre os países-membros também podem ser apoiadas pela organização.
Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da Assessoria Internacional