21/03/2022

MEC promove apresentação das Avaliações Diagnósticas e Formativas do 1º ciclo de 2022

O evento apresentará funcionalidades e orientará quanto ao uso das funcionalidades da plataforma e dos aplicativos de correção das avaliações objetivas e de produção textual.

Tendo em vista a disponibilização do 1º ciclo de Avaliações, o Ministério de Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), promoveu nesta sexta-feira (18) um evento virtual de apresentação das Avaliações orientando quanto ao uso da Plataforma de Avaliações Diagnósticas e Formativas, que foi lançada no dia 07 de outubro de 2021, em apoio às Redes na retomada das aulas presenciais, como uma ferramenta para interpretar os resultados. A live apresentará ainda instruções para uso dos aplicativos de leitura do cartão das provas objetivas, bem como de aplicativos em construção para correção automatizada de questões e textos manuscritos. 

No ano de 2022, serão disponibilizados quatro ciclos de avaliação, permitindo o acompanhamento do desempenho dos estudantes bimestralmente. O primeiro ciclo foi lançado em 14 de março de 2022, e pode ser acessado em: avaliações.mec.gov.br.  As avaliações possibilitam a realização de diagnóstico quanto ao nível de aprendizagem de estudantes que cursam os anos iniciais (1º ao 5º ano) e anos finais (6º ao 9º ano) do ensino fundamental, bem como estudantes do ensino médio (1º ao 3º ano), e podem ser utilizadas por todas as redes e escolas do país, inclusive instituições particulares. 

As Avaliações Diagnósticas e Formativas são fruto de uma parceria entre o MEC e o CAEd/UFJF, com o objetivo de apoiar as redes de ensino na retomada das aulas presenciais e na recomposição das aprendizagens. A plataforma CAEd/UFJF reúne os cadernos de testes das Avaliações Formativas do 1º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, devolutivas pedagógicas, recursos formativos e ferramentas que possibilitam a professores e gestores o acompanhamento personalizado das aprendizagens. 

Já o aplicativo de correção de textos manuscritos é resultado de uma parceria do MEC com a Ufal, um projeto inovador que tem por objetivo apoiar professores na correção de questões abertas e produção textual.

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da SEB - 18.03.2022

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