29/11/2021

MEC recebe secretários de educação de municípios de Santa Catarina e compartilha soluções de aprendizagem e de gestão

O evento também proporcionou a oportunidade de os profissionais conhecerem a atuação da SEB e do projeto Sala de Gestão e Governança da Educação Básica.

 

OGoverno Federal promoveu, por meio do Ministério da Educação (MEC), um evento para aproximar os profissionais que atuam nas secretarias de educação dos municípios de Santa Catarina dos trabalhos exercidos pela Secretaria de Educação Básica (SEB) e da atuação do projeto da Sala de Gestão e Governança da Educação Básica.

O evento teve início às 14h, com apresentações dos principais projetos do MEC, mais especificamente da SEB e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Posteriormente, foi apresentado de forma mais ampla o projeto Sala de Gestão e Governança da Educação Básica, mostrando todo o contexto e as ações do projeto.

Participaram do evento 22 municípios de Santa Catarina. Essa ação da SEB traz, de forma mais materializada, o que prevê o terceiro item do artigo 9º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB): a prestação de assistência técnica de forma colaborativa e construtiva junto às secretarias de educação dos municípios.

O Secretário adjunto da educação básica, Helber Ricardo Vieiras, recebeu os participantes e apresentou as diretorias e os principais projetos desenvolvidos pela SEB e que já estão à disposição dos secretários municipais. A apresentação teve como foco levar ao conhecimento dos presentes os instrumentos que a secretária tem disponibilizados para o retorno às aulas presenciais e agenda estratégica educacional para os próximos anos.

Durante o encontro com os secretários os diretores da SEB Renato de Oliveira Brito, diretor de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação (DIFOR) apresentou os projetos da sua diretoria e especialmente como o apoio que os cursos da plataforma AVAMEC tem apoiado aos professores no retorno a aula presencial. A diretora de Políticas e Diretrizes da Educação Básica (DPD), Myrian Caldeira Sartori, destacou o desafio enfrentado por todos o sistema de educação básica no enfretamento das consequências da pandemia e os programas da sua diretoria que podem colaborar nesse desafio. Após a apresentação, todos da mesa tiveram a oportunidade de ouvir os secretários e responder as dúvidas e indagações dos secretários municipais.

Na sequencia da programação, Ana Caroline Santos Calazans Vilasboas, diretora de Articulação e Apoio às Redes de Educação Básica /DARE, juntos com os professores José Marilson Martins Dantas e Magda de Lima lúcio, fez a apresentação do programa sala de gestão e governança da educação básica, na sua fala a diretora destacou a importância desse projeto para a SEB e o MEC, pois apresenta de forma objetiva a construção de um sistema de gestão e governança perene que se implementa nos municípios e ao mesmo tempo permite um recebimento de informações mensais pela Sala de Gestão e Governança da SEB das informações de cada escola de cada município.

Os secretários de educação tiveram a oportunidade de fazer perguntas após a apresentação e conhecer melhor o projeto, apesar de vários municípios já participarem do projeto. A diretora da DARE fez o chamamento para os secretários que ainda não tenham feito adesão ao projeto, façam pelo site www.projetosalasebunb.com.br e possam divulgar juntos a outros municípios que ainda não tenham feito para se inscreverem. Na sua fala Ana Carolina enfatizou que que já temos mais de 1500 municípios inscritos no projeto, e estamos recebendo todos os dias novas adesões.

A última parte do evento foi a apresentação do município de caçador, apresentado a experiência prática da utilização do sistema disponibilizado pelo projeto Sala de gestão e Governança. Na mesa estavam presentes a Secretária de Educação do município de caçador-SC, professora Lenira de Cacia Carneiro, Airton Carlos Leite, além dos representares da AMOSC- Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina e AMARP - Associação Municipal Alto Vale Rio Peixe.

Na apresentação a professora Lerina apresentou como está utilizando as informações de custos e como está simplificou a comunicação e o entendimento das informações contábeis por todos os docentes. A secretária ainda destacou que as informações da Sala de gestão e Governança do município de Caçador será utilizada como parte do planejamento das atividades de 2022.

Ao final do encontro foi aberto um momento de fala para que todos pudessem fazer uso da fala. Os Secretários, a maioria deles exercendo a função pela primeira vez, elogiaram a postura da SEB na construção de uma comunicação mais direta e objetiva, especialmente no oferecimento no apoio a gestão e a governança para os municípios com até 37.000 habitantes.

 

Sala de Gestão e Governança da Educação Básica

A SEB, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), disponibilizou às prefeituras a Sala de Gestão e Governança da Educação Básica, visando criar um processo de comunicação célere. Além disso, a Sala possibilita que as tomadas de decisão sejam realizadas de forma mais rápida e assertiva para a melhoria da gestão e da governança na educação pública brasileira.

Conheça a Sala de Gestão.

Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da SEB - 26.11.2021

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×