MEC visita o IFSC para acompanhar ações do Programa EJA Integrada
Nos dias 6 e 7 de dezembro, a coordenadora-geral de Jovens e Adultos da SEB participou de apresentações virtuais e visitas presenciais.
Nos dias 6 e 7 de dezembro, o Ministério da Educação (MEC) realizou uma visita técnica ao Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) com o objetivo de conhecer e acompanhar as ações do recém-lançado Programa da EJA Integrada à Educação Profissional. Na ocasião, a coordenadora-geral de Jovens e Adultos da Secretaria de Educação Básica (SEB), Raphaella Cantarino, foi recebida pela equipe da Reitoria do IFSC.
Durante o período em Santa Catarina, a coordenadora Raphaella pôde participar de apresentações virtuais de seis campus que desenvolvem o Programa (Gaspar; Jaraguá do Sul; Urupema; Lages; São Lourenço do Oeste e Canoinhas), além de realizar visitas presenciais a mais quatro campus (Florianópolis; São José; Criciúma; e Araranguá).
Em Florianópolis, a coordenadora conversou com os estudantes de ensino médio da EJA que participam dos cursos de Qualificação Profissional em Auxiliar de Cenotecnia e Qualificação Profissional em Instalador de Sistemas Fotovoltaicos e, em São José, presenciou uma apresentação e uma roda de conversa com estudantes sobre o programa voltado para os migrantes haitianos. Já em Criciúma, ela participou de uma conversa com os privados de liberdade do Presídio Masculino de Araranguá, e, em Araranguá, foi recebida pelo prefeito da cidade e pela Secretária Municipal da Educação.
O Programa EJA Integrada à Educação Profissional visa contribuir para alcance da Meta 10 do Plano Nacional de Educação (PNE), que define o oferecimento de, no mínimo, 25% das matrículas da EJA nas etapas do ensino fundamental e médio, de forma integrada à Educação Profissional. Assim, tem como finalidade induzir a oferta de cursos nessa modalidade, bem como promover a concessão dos recursos suplementares oriundos do MEC, por meio do estabelecimento de critérios para a seleção de projetos apresentados pelas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica interessadas em participar do Programa.
De acordo com Raphaella, o objetivo das visitas é fomentar as ações dos Institutos Federais que fazem parte do Programa. "Atualmente, já temos 16 IFs participantes. Em breve, lançaremos a chamada pública para o envio de novas parceiras para o ano de 2022, incluindo todas as instituições da Rede Federal.", informa a coordenadora.
Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da SEB - 14.12.2021