11/08/2025

Medicina Veterinária: Origens e Finalidades

MEDICINA VETERINÁRIA: Origens e Finalidades

LETÍCIA ISABELLA VIEIRA SOUZA1

 

Resumo: O artigo procura apresentar a Orgem e Finalidade da Medicina Veterinária. Além disso, procura mostrar as vantagens que ela apresenta para os seres humanos.

Palavras-Chave: Medicina Veterinária. Origem. Finalidade. Vantagens.

Abstract: This article presents the origin and purpose of veterinary medicine. It also seeks to demonstrate its benefits for humans.

Keywords: Veterinary Medicine. Origin. Purpose. Advantages.

 

1. Introdução

 

Nesse estudo, pretende-se mostrar a origem e, a finalidade da Medicina Veterinária, objetiva-se ainda elencar as principais contribuições oriundas dessa área do conhecimento para a humanidade.

Contudo, antes de responder aos questionamentos feitos no título desse estudo, assinalar-se-ão, abaixo, os critérios para a construção dessa pesquisa, são eles:

  • Primeiro: salienta-se um breve histórico da Medicina Veterinária.
  • Segundo, apresenta-se  apresentam-se a origem e a finalidade da Medicina, anteriormente, mencionada.
  • Terceiro: apontam-se as vantagens que aquele tipo de Medicina oferece aos seres humanos e, finalmente, tecem-se as Considerações Finais acerca desse trabalho.

            Assim, após o tratamento linguístico apresentado por meio do   primeiro critério acima assinalado, a seguir, tratar-se-á do segundo subitem desse estudo: a origem e a finalidade da Medicina Veterinária, sendo abreviada a seguir por Med. Vet., por uma questão de economia linguística.

E finalmente, serão apresentadas as vantagens da Med. Vet. para os seres humanos e serão tecidas as Considerações Finais desse Estudo.

 

2, Medicina Veterinária: Origem e Finalidades

Após as considerações feitas na Introdução. serão mostradas a seguir: a origem e a finalidade da Med. Vet. e ao mesmo tempo, as vantagens que Ela oferece aos seres humanos. que não só têm pets, mas também mantêm seus animais de estimação, alimentam, gostam e cuidam com muito amor, carinho.

Do exposto, abaixo seguem a origem, finalidades e vantagens da Med. Vet.

 

2.1 Origens Vantagens e finalidades da Medicina Veterinária

 

Pode-se considerar que a medicina veterinária surgiu na mesma época em que o ser humano domesticou os primeiros animais, contudo, cronologicamente falando, esse marco data de cerca de 4000 a.C. através de registros encontrados no Papiro de Kahoun. É certo que em cada continente, o surgimento e evolução da “arte de curar animais” tem sua história, o que vem sendo aprimorado até os dias atuais, sempre na perspectiva de trazer benefícios não só para os animais (principal centro da atenção), mas também para os seres humanos.

Contudo, considerando que naquela época a espécie equídea era uma das que tinha maior utilidade, a denominação do “profissional” que curava animais fora definida, na Grécia (século VI a.C.), com base nessa espécie, o qual passou a ser chamado de hipiatra (do grego hippos = horse + iatros = médico). Em Roma, a denominação desse “profissional” era Veterinarii e que, por sua vez, tem etimologia diferente (do latim Vetus = velho, idoso), o que surgiu com base na quantidade de equinos oriundos do exército romano e que ficavam velhos, necessitando de tratamento especial. Outras denominações descritas ao longo da história foram Medicus equarius (médico dos cavalos), Mulomedicus (médico das mulas) e Medicus iumentarius (médico do gado), mas não se consolidaram. Isto posto,   serão citadas, a seguir, as principais vantagens da Med. Vet. para os seres humanos, que são as seguintes:

  1. O ser humano cuida do animal, o animal também cuida dele.
  2. Os animais ajudam a manter a segurança, a paz e a tranquilidades daqueles que o criam.
  3. Finamente, alguns animais ajudam na recuperação de certas enfermidades que, muitas vezes, atormentam os seres humanos, tais como: ansiedade, depressão, tristeza, insegurança etc.

Após as considerações feitas acima, sobre algumas vantagens que trazem os animais de estimação para os homens, as mulheres e as crianças. Abaixo, assinalar-se-ão as considerações Finais acerca desse Estudo.

 

3. Considerações Finais

 

Do exposto, devemos nos atentar para não só as vantagens que o ser humano traz para os seus animais de estimação, mas também as vantagens que eles trazem para os seres humanos que cuidam deles.

Por isso, devemos alimentar, tratar bem do animal de estimação, ou seja, dos  pets que criamos, respeitando cada peculiaridade intrínseca ao animal de estimação.

 

4. Referências:

 

 

 

 

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×