26/07/2016

Mente Aberta

Por Wolmer Ricardo Tavares – Mestre em Educação e Sociedade – www.wolmer.pro.br

            A educação é tão essencial em nossas vidas que é através dela que nos tornamos humanos. Sem a mesma seríamos vistos como verdadeiras bestas.

            Uma das funções da educação é a socialização, ou seja, fazer com que o ser humano se torne socialmente ajustado e com mentes abertas, curiosas e questionadoras, mentes que não se deixam iludir por falácias e tampouco serem manipuladas pelo sistema.

            Uma mente aberta não conhece limites quando bem utilizada, logo, cabe a pergunta "será que nossa educação pública tem feito os educandos cidadãos com uma mente aberta"?

            Uma mente aberta favorece a resolução de problemas essenciais e que farão com que o educando saia de sua estagnação e passe a ser um agente protagônico, fazendo uso de uma curiosidade que o levará a descobertas e elucidações.

            Nossos alunos estão cada vez mais fechando suas mentes, deixando-se manipular e perdendo seus sonhos. Deixando-se guiar pela intolerância de raça, religiosa, partidária, sexista, dentre outras estupidez inaceitáveis nos seres humanos.

            Suas mentes encontram-se inertes de forma proposital. As respostas elaboradas por estes alunos, não passam de respostas mecanizadas, oriundas de um estímulo resposta, ou seja, não mais que um puro reflexo pavloviano.

            Nossas escolas estão se abstendo de sua verdadeira função que é criar um cidadão crítico, dando-lhe oportunidade de transformar seu entorno e nele agir, tornando-se consequentemente um agente protagônico.

            Elas têm criado néscios sob a ordem de um sistema corruptor amparado por profissionais que se deixaram corromper pelos status, vendendo suas ideologias, suas verdades e sonhos, encontrando-se agora fundamentados em falácias e demagogias.

            Estes mesmos profissionais que outrora sonharam em fazer a diferença, hoje são contraexemplos dos verdadeiros profissionais que lutam por uma educação de qualidade não se deixando calar.

            A educação ao abrir a mente do educando, faz com que ele busque a liberdade, a justiça social, a transformação social através de processos proativos que convergem para o seu bem comum.

            Uma mente aberta proporciona boas maneiras em lidar com os outros, fazendo-se uso da empatia e de um polimento ao se relacionar com os demais, proporciona também uma estabilidade emocional, moderação, bom senso, tolerância e respeito em relação a diversidade, respeito pelo estado de direito e o culto a liberdade.

            Lembrando que estado de direito diz respeito a lei ser a mesma para todos, ou seja, nenhum indivíduo, presidente ou cidadão comum está acima da lei, e esta deve expressar a vontade do povo e não por arbitrariedades.

            Uma educação pública que foca abrir a mente de seus educandos, ela estará contribuindo para que este possa ter um futuro mais promissor e dando subsídios para que o mesmo possa ser o seu próprio agente de transformação social.

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