03/01/2017

Metodologias Ativas de Aprendizagem

Por Wolmer Ricardo Tavares – Mestre em Educação e Sociedade, Escritor, Palestrante, Articulista, Colunista, Docente, Consultor de Projetos Educacionais e Gestão do Conhecimento na Educação – www.wolmer.pro.br

 

            Mais um ano letivo acabou e outro está para começar, mas cabe aqui uma pergunta: O que queremos para este novo ano letivo? Será que desejamos continuar com a mediocridade e continuar fazendo de nossos alunos analfabetos funcionais com diplomas nas mãos?

            Será que a escola pretende continuar idiotizando seus educandos para que estes possam continuar a ignorar a verdadeira situação do país e continuarem a agir como seres passivos e subalternos?

            Será que continuaremos a enganar aos pais e aos próprios alunos ao gerar números que engordem estatísticas de aprovações embora todas sem trabalhar o lado crítico, protagônico e cognoscente de nossos educandos?

            São vários questionamentos com uma resposta direcionada para um sim, iremos passar por tudo novamente, a não ser que resolvamos rever nossas metedologias ativas de aprendizagem, visto que se continuarmos a fazer sempre as mesmas coisas não conseguiremos nunca obter um resultado diferente que seja divergente da atual conjuntura de nossa sofrível educação pública brasileira.

            Precisamos aplicar as metodologias ativas de aprendizagem e acompanharmos se a mesma trabalhará no educando, a interatividade, interioridade na relação com o educando considerando suas paixões, frustrações, sonhos e principalmente sua realidade e se terá em seu fulcro a discussão da problematização, ou seja, se o que estará sendo ensinado será aplicado pelo educando em sua vida cotidiana.

            A problematizarão direciona o educando a percorrer etapas amparadas pela reflexão sobre sua atual conjuntura aplicando a práxis da formação de sua consciência crítica a protagônica.

            O simples fato de se trabalhar com questões problemas dará oportunidades aos educandos em discutir conflitos inerentes de forma a entender e também a buscar possíveis soluções aos problemas.

            Poderemos utilizar projetos educacionais trabalhando com soluções de problemas, mas vale lembrar que para um projeto educacional ser, o mesmo deverá ter sua aplicação e não ser um projeto denominado "releitura" a qual engessa a criatividade do educando e o transforma em um plagiador.

            Poderemos também trabalhar com a educação empreendedora a qual faz com que o educando trabalha sob o prisma da criatividade e solução de problemas, fazendo com que o mesmo encontre simples soluções para problemas nunca antes observados.

            Poderemos utilizar da andragogia a qual é levado em consideração a vivência do aluno para construção do conhecimento pertinente, que seja aplicável ao seu entorno trazendo com os outros a evolução de todo o coletivo

            Enfim, podemos utilizar de qualquer meio que agregue conhecimento para discernimento em nossos educandos e tudo valerá para que estes não façam mais parte desta massa idiotizada que se chama de povo.

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