24/08/2022

Ministério da Educação assina protocolo de intenção para estudar federalização da Furb

O documento assinado nesta terça (23) visa iniciar estudos de viabilidade técnica para a federalização da FURB, e desse modo, proporcionar a ampliação da oferta de vagas na educação superior pelo país.

Considerando que a expansão da rede de ensino superior, assim como a democratização de seu acesso e a promoção de inclusão social estão entre os objetivos do Plano Nacional de Educação (PNE), em especial, na Meta 12, o Ministério da Educação, assinou nesta terça-feira (23), o protocolo de intenção para federalização da Universidade Regional de Blumenau (Furb). O documento visa iniciar estudos de viabilidade técnica para a federalização da FURB, e desse modo, proporcionar a ampliação da oferta de vagas na educação superior, por meio da expansão e interiorização da rede federal de educação superior, uniformizando a oferta pelo país.

A proposta de federalização da FURB é uma demanda histórica da comunidade do Vale do Itajaí e proporcionará um aumento na geração de empregos e consequentemente no impacto para o PIB local e nacional. A Universidade Regional de Blumenau é uma instituição pública municipal de ensino superior localizada na cidade de Blumenau, em Santa Catarina, região que representa mais de 30% da população e da economia do Estado.

Atualmente, a FURB possui 6 mil estudantes, 460 técnicos administrativos e 602 docentes, além de três Campi: Blumenau, Gaspar e Timbó. As atividades desenvolvidas pela FURB contribuem para o desenvolvimento social, econômico e cultural em Blumenau e região, tendo em vista seu pioneirismo na gestão dos desastres naturais, no desenvolvimento do polo de software, na promoção de atividade culturais, na manutenção da identidade regional, no processo de inovação tecnológica e na promoção social da saúde, dentre outras áreas.

FURB

Reconhecida como universidade em 13 de fevereiro de 1986, pela Portaria Ministerial Nº 117, a FURB é uma autarquia municipal e conta com programas de pesquisa e extensão, e uma das maiores bibliotecas da Região Sul do Brasil, com um acervo de mais de 400.000 volumes. Atualmente mantida pela Fundação Universidade Regional de Blumenau, conta com 50 cursos de graduação — Comunicação Social/Publicidade e Propaganda foi o primeiro curso superior de publicidade e propaganda de Santa Catarina, criado em 1991; o Ministro de Estado da Educação e do Desporto reconheceu o curso em 24 de janeiro de 1996. Há também 13 cursos de especialização (lato-sensu), 13 mestrados próprios, 4 cursos de doutorado. A fundação mantém ainda a Escola Técnica do Vale do Itajaí (ETEVI) e o Núcleo de Rádio e a Rádio FURB FM.

Assessoria de comunicação do MEC com informações da FURB - 23.08.2022

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×