09/08/2022

Ministério da Educação celebra a Semana do Estudante

Cursos de especialização oferecidos pelo Instituto Benjamin Constant iniciam a série dedicada ao Dia do Estudante.

Na semana em que se comemora o Dia do Estudante, celebrado em 11 de agosto, o Ministério da Educação destaca ações, projetos e iniciativas desenvolvidas por secretarias e órgãos vinculados que beneficiam a pessoa que ingressa no cotidiano escolar, desde a educação básica até o ensino superior, passando por políticas públicas especiais na área da educação.   

Nesse âmbito, o Instituto Benjamin Constant (IBC), do Ministério da Educação, começou a oferecer, a partir deste mês, de forma independente, seus próprios cursos de especialização: as pós-graduações lato sensu em Metodologias do Ensino de Geografia e Teorias e Métodos sobre Alfabetização de Pessoas com Deficiência Visual. Após 75 anos oferecendo formação continuada na área da educação de pessoas com deficiência visual, essa mudança é considerada um marco histórico na trajetória da instituição.  

Apesar da maior parte dos 27 novos estudantes do IBC, que compõem as duas turmas, contar com formação na área de educação básica, as duas especializações também atraíram profissionais de outros campos de atuação, tais como administração, história e turismo. Alguns acadêmicos vão precisar fazer um esforço adicional, por morarem fora do Rio de Janeiro, onde a instituição está localizada, e partirão de estados como Minas Gerais, Pernambuco e Rio Grande do Sul.  

Os cursos serão oferecidos na modalidade de especialização, incluindo aqueles designados como Master Business Administration – MBA ou equivalentes e visam, ainda, à formação continuada de professores, técnicos e profissionais de áreas do conhecimento que estão em interface com a área da deficiência visual, oferecendo subsídios teórico-metodológicos para atuarem com pessoas cegas, com baixa visão, com surdocegueira e com deficiência múltipla, quando em associação à deficiência visual ou à surdocegueira. 

A especialização em Teorias e Métodos sobre Alfabetização de Pessoas com Deficiência Visual prevê 11 disciplinas obrigatórias e seis disciplinas eletivas em seu currículo, todas presenciais, que compreendem desde questões fundamentais do processo de alfabetização da pessoa com deficiência visual até temáticas mais complexas. A carga horária mínima é de 390 horas, distribuídas ao longo de quatro semestres.  

A pós-graduação lato sensu presencial em Metodologias do Ensino de Geografia se divide em três semestres com nove disciplinas além da defesa da monografia, o que soma 18 meses e 360 horas de curso.  

IBC 

O Instituto Benjamin Constant era voltado apenas para o ensino básico até 2018. Após mudança no regimento da instituição, foi permitida a inclusão de ofertas de cursos de nível superior, iniciada pelo curso de Mestrado Profissional em Ensino na Temática da Deficiência Visual, com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Agora, de forma independente, oferta duas especializações.  

No início da semana, o corpo técnico da instituição se reuniu para um ato antes das aulas inaugurais, como forma de reforçar a importância dessa mudança para o seu trabalho acadêmico, que atua ativamente na educação básica e, posteriormente, no mestrado.   

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações do IBC - 08.08.2022

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