Ministério da Educação e FNDE atendem aos prefeitos adjacentes ao DF
A reunião visa esclarecer dúvidas quanto ao funcionamento de programas como o PAR, o PNAE e o PNATE.
O Ministério da Educação (MEC) em conjunto com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) atendeu, na manhã desta sexta-feira (18), prefeitos adjacentes ao Distrito Federal com o intuito de esclarecer dúvidas e explanar sobre o funcionamento de programas do FNDE, como o Plano de Ações Articuladas (PAR), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (PNATE).
O atendimento desta sexta-feira foi realizado em Brasília (DF). Estavam presentes o Ministro de Estado da Educação, Milton Ribeiro; o secretário-executivo do MEC, Victor Godoy; o presidente do FNDE, Marcelo Ponte; o presidente da Associação dos Municípios Adjacentes de Brasília (AMAB), Pábio Mossoró; e os deputados federais Adriano do Baldy e Delegado Waldir.
Milton Ribeiro ressaltou a importância do MEC não só no âmbito da educação, como também na área da saúde. “Quando cheguei no MEC, eu não podia imaginar a complexidade que era [dirigir um Ministério]. Eu não sei se todos sabem, mas eu administro 50 hospitais universitários, com 67 mil funcionários”, disse o ministro.
Ribeiro reforçou, ainda, que os atendimentos aos prefeitos é uma das ações do MEC para levar ainda mais qualidade à educação brasileira, e reforçou a importância de se injetar recursos em programas e ações nacionais. “Não se manda mais dinheiro para a Venezuela, para Cuba, para a Argentina, nem para países da África. Nós vamos insistir em dirigir os recursos para o Brasil, para quem realmente paga os impostos”, afirmou Milton.
O presidente do FNDE afirma que o "principal objetivo desses atendimentos que o MEC e o FNDE estão realizando desde o início do ano é levar assistência técnica e apoio aos municípios de todo o país. São encontros em que a assessoria do MEC e do FNDE estão presentes para atender aos prefeitos, visualizar o que está pendente, o que está em andamento, o que pode ser solicitado por meio do Plano de Ações Articuladas", conta Marcelo Ponte.
A iniciativa do Governo Federal de atender aos prefeitos de todo o país, executada por meio do MEC, já atendeu a mais de 350 municípios até o momento. Marcelo Ponte afirma que a expectativa é de que os atendimentos continuem acontecendo periodicamente. "Tem sido um trabalho bastante produtivo, um trabalho bastante efetivo por parte dos prefeitos, tem sido muito elogiado. A ideia do ministro Milton é continuar fazendo esses atendimentos, sobretudo temos avançado pelos interiores do nosso país, levando todo o trabalho do MEC e do FNDE", conta o presidente do FNDE.
Assessoria de Comunicação Social do MEC - 18.06.2021