15/09/2022

Ministério da Educação promove palestra sobre o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares

Iniciativa contabiliza 202 unidades em todo o país e foi detalhada em evento com estudantes das Forças de Segurança do Distrito Federal

O Ministério da Educação (MEC) apresentou o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim) aos estudantes do Instituto Superior de Ciências Policiais (ISCP) da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), na terça-feira (13). Essa importante iniciativa tem por objetivo implantar um modelo de gestão de excelência nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e o apoio dos militares. 

 Na ocasião, o diretor de Políticas para Escolas Cívico-Militares, da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, Gilson Passos de Oliveira, ministrou uma palestra para a turma de pós-graduação em Docência do Ensino Superior, formada por 56 estudantes, entre policiais militares; policiais civis; agentes da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal; e servidores da Secretaria de Segurança Pública do DF. O curso tem duração de 440 horas e é dividido em 18 meses.  

 Além do conceito das Escolas Cívico-Militares (Ecim), que tem como base o padrão dos colégios militares do Exército, das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares, o público teve a oportunidade de se aprofundar nos princípios, nos valores e nos direcionamentos estratégicos do Pecim, que hoje está em todas as unidades da federação do Brasil, implantado em 202 escolas e em processo de formalização em 14 unidades.   

 A dinâmica de certificação do Pecim foi outro tema abordado no encontro, que detalhou o passo a passo do processo, que tem início com a sensibilização e formação, passando pelo levantamento de dados das Ecim, entrevistas virtuais com os diretores e finalizando com as visitas técnicas. No Observatório Social Pecim, um portal de acesso restrito, os diretores das escolas podem levantar informações relativas ao desempenho e verificar ações que podem melhorar a gestão das escolas.  

 Entre os benefícios apresentados do modelo cívico-militar estão a adesão e o incentivo dos pais de estudantes com procura além da oferta de vagas disponibilizadas, a melhoria da infraestrutura escolar, tanto na parte de investimento como na manutenção de instalações com a participação de estudantes, a rotina escolar ajustada com cumprimento dos tempos previstos da hora-aula e a redução das taxas de abandono e evasão, ambiente escolar revitalizado e relações mais respeitosas entre estudantes e professores.

 Entre os presentes na palestra estavam o subcomandante da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), coronel Edvã de Oliveira Sousa; e o diretor da Diretoria de Especialização e Aperfeiçoamento (DEA), o coronel Elisson Fernandes de Castro. Ao final da palestra, foi dada a oportunidade para sanar dúvidas, realizar perguntas e considerações dos estudantes. O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares foi instituído em setembro de 2019 em colaboração com os estados, municípios e o Distrito Federal.

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da SEB - 14.09.2022

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×