Ministério da Educação visita Escola Superior de Guerra, no Rio de Janeiro
Durante a visita houve também a apresentação das políticas e estratégias do MEC e seus reflexos para a segurança nacional.
Nesta quinta-feira (15), representantes do Ministério da Educação (MEC) estiveram presentes na Escola Superior de Guerra (ESG). Ao final do evento, o ministro da Educação, Victor Godoy, realizou uma palestra em que apresentou as políticas e estratégias do MEC e seus reflexos para a segurança nacional. O ministro recebeu, ainda, o Certificado de contribuição ao Curso Superior de Defesa de 2022, pelos conhecimentos transmitidos que contribuíram para edificação e capacitação dos estudantes que estavam presentes.
Durante a visita, foi exposto que o objetivo principal da ESG está ligado ao desenvolvimento de atividades acadêmicas, por meio de cursos que permitam compreender as realidades nacional e internacional, visando preparar civis e militares para o desempenho de funções de direção e assessoramento de alto nível, no campo da Defesa Nacional.
Dentre os cursos oferecidos, destaca-se o Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE). Nesse curso, os estudos estão organizados por meio de disciplinas, pelo critério de afinidade e coordenação dos assuntos e áreas de conhecimento. A fase básica apresenta fundamentos e conceitos que servirão de fundamento para os estudos e atividades de alta complexidade que serão desenvolvidos a seguir. A fase conjuntural aprofunda e integra conhecimentos que possibilitarão a efetivação de avaliações conjunturais e a construção de cenários, nacionais e internacionais, elaborados nessa fase. Durante esse período, são estabelecidas condições para que o estagiário complemente os conhecimentos iniciais por meio de estudos de problemas conjunturais do Brasil e outros relacionados ao interesse nacional, organizados nas Expressões do Poder Nacional, a saber: Política, Econômica, Psicossocial, Científica e Tecnológica e Militar. O CAEPE funciona ao longo de, aproximadamente, 40 semanas, possuindo carga horária total de 1.000 horas.
A Escola
A Escola Superior de Guerra (ESG), criada pela Lei nº 785/49, é um Instituto de Altos Estudos, integrante da estrutura da Chefia de Educação e Cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas do Ministério da Defesa, e destina-se a desenvolver e a consolidar os conhecimentos necessários para o exercício das funções de direção e para o planejamento da segurança nacional.
A ESG funciona como centro de estudos e pesquisas, a ela competindo planejar, coordenar e desenvolver os cursos que forem instituídos pelo Ministério da Defesa. A Escola não desempenha função de formulação ou execução da Política do Brasil. Seus trabalhos são de natureza exclusivamente acadêmica, sendo um foro democrático e aberto ao livre debate.
Assessoria de comunicação do MEC com informações da ESG - 15.09.2022