Ministério do Esporte apresenta balanço do Atleta na Escola
MEC investiu, em 2014, cerca de R$ 70 milhões no programa. Foram 44 mil escolas que aderiram ao programa, em 4.790 municípios
Para debater o papel do esporte na fase escolar com professores de educação física com experiência na área, os Ministérios do Esporte (ME) e da Educação (MEC) promoveram um encontro com os chefes de delegações que disputam, até este sábado (15), a etapa de 15 a 17 anos do evento em João Pessoa.
Na oportunidade, o diretor de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, André Arantes, apresentou o relatório de 2014 do programa Atleta da Escola, a primeira etapa para os estudantes que pretendem disputar a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude.
“Na etapa final você tem que medir a qualidade dos resultados. Aqui temos uma representação dos atletas de alto nível nessa faixa etária. Já o Atleta na Escola começa com o volume de escolas e atletas-escolar envolvidos. São duas ações complementares, com o início com um volume grande e a parte final com qualidade”, disse André Arantes.
Em 2014, o Ministério da Educação investiu cerca de R$ 70 milhões no Programa Atleta na Escola. Foram 44 mil escolas que aderiram ao programa, em 4.790 municípios, sendo que em 2013 foram 22 mil em 4.577 cidades.
Até o momento, o Atleta na Escola contou com 4,1 milhões de participantes, distribuídos no atletismo, judô e vôlei. A Bahia foi o estado que teve mais escolas participantes, com 5.916, seguido pelo Pará com 3.728.
O coordenador do Atleta na Escola, Renausto Amanajas, da diretoria de formação e conteúdos educacionais da Secretaria de Educação Básica do MEC, revela que em 2015 será de novidades no programa.
O projeto contará com a inclusão de mais duas modalidades coletivas e as confederações irão realizar a capacitação dos professores por meio de plataforma do MEC.
A promoção dos talentos esportivos por meio da escola passa pelos programas Mais Educação, Atleta na Escola, pelo processo de competições e será integrado aos 285 Centros de Iniciação ao Esporte que o governo federal está construindo pelo País.
Esporte, escola e inclusão
O programa Esporte da Escola permite o acesso à prática esportiva a todos os alunos das escolas públicas de educação básica, iniciando o atendimento com as escolas que participam do Programa Mais Educação.
Além disso, promove a inclusão, minimizando as desigualdades e qualquer tipo de discriminação por condições físicas, sociais, de raça, de cor ou de qualquer natureza que limitem o acesso à prática esportiva.
Fonte: Ministério do Esporte