Ministro da Educação inaugura novo campus de Instituto Federal de São Paulo
Com novo campus em Miracatu, estado passa a contar com 38 unidades do IFSP
O ministro da Educação, Victor Godoy Veiga, participou, nesta quarta-feira (27), da inauguração do novo campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) na cidade de Miracatu. Com a nova instalação, o estado de São Paulo passa a contar com 38 unidades do IFSP.
“Mais uma unidade em construção de fundamental importância para o reforçar a educação na região. A instalação do novo campus no estado de São Paulo tem total apoio do Ministério da Educação e do Governo Federal, para que juntos possamos alcançar nossa meta de fortalecer e ampliar a oferta do ensino técnico no Brasil.”, destacou o ministro durante inauguração da pedra fundamental do novo campus.
Até o momento, o Ministério da Educação (MEC) investiu R$ 10 milhões para a construção da nova sede em Miracatu. O processo de implantação do campus Miracatu do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo passará por uma fase de instalação provisória em um imóvel cedido e, posteriormente, será construída a sede própria.
Neste ano, o planejamento é a oferta de duas turmas de Formação Inicial e Continuada (FIC), para 60 alunos, nos cursos de Elétrica Básica e Curso de Preparação para Vestibulares e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A construção do campus seguirá projeto padrão de bloco de salas de aula, salas administrativas, quadra poliesportiva coberta, entre outros.
Além do ministro da Educação, estiveram presentes na agenda de inauguração o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Tomás Dias Sant´Ana; o prefeito de Miracatu, Vinícius Brandão, e o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Silmário Batista dos Santos.
“O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, que é o maior da rede federal e atende 70 mil estudantes, recebe mais uma ação importante do MEC no sentido de expandir a educação profissional e tecnológica no país”, reforçou o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Tomás Dias Sant´Ana.
Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
Os Institutos Federais são instituições, pluricurriculares e multicampi (reitoria, campus, campus avançado, polos de inovação e polos de educação a distância), especializados na oferta de educação profissional e tecnológica (EPT) em todos os seus níveis e formas de articulação com os demais níveis e modalidades da Educação Nacional. Além de oferecer diferentes tipos de cursos de EPT, também conta com licenciaturas, bacharelados e pós-graduação stricto sensu.
Instituídos no momento de constituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, os institutos têm como obrigatoriedade legal garantir um mínimo de 50% de suas vagas para a oferta de cursos técnicos de nível médio, prioritariamente na forma integrada. Destacam-se também suas atribuições no desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas por meio de pesquisas aplicadas e ações de extensão junto à comunidade com vistas ao avanço econômico e social local e regional.
Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da SETEC 27.04.2022