26/06/2025

Ministro da Educação representa Brasil em missão a Moçambique

Na celebração de 50 anos de independência do país africano, governo brasileiro reforçou ligação com Comunidade dos Países da Língua Portuguesa. Colaboração entre nações na área de educação foi um dos destaques.

O ministro da Educação, Camilo Santana, representou o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na solenidade que celebrou os 50 anos da independência de Moçambique, comemorada nesta quarta-feira, 25 de junho. Os atos foram realizados no Monumento dos Heróis Moçambicanos e no Estádio da Machava, em Maputo, Moçambique. Os eventos contaram com a participação de chefes de Estado e autoridades de nações que integram a Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP). 

“Com muita honra, representei o presidente Lula nos atos de celebração dos 50 anos da independência nacional de Moçambique. É um momento simbólico para o povo moçambicano e também para a internacionalização da educação brasileira. Um país irmão, que caminha conosco na CPLP”, declarou o ministro.

Santana pontuou que, nesses 50 anos, diversos projetos de colaboração permitiram a técnicos e professores de cada país conhecerem mais de perto a realidade da nação amiga. “Renovamos essa aproximação, para que possamos cada vez mais contribuir para a vida dos nossos cidadãos”, afirmou. 

Entre os atos que marcaram as comemorações, convidados moçambicanos e estrangeiros prestaram visita ao Memorial dos Heróis Nacionais e, no estádio da Machava, palco do anúncio oficial da Proclamação da Independência, 50 anos atrás. A convidada de honra foi a presidente da Tanzânia, Samia Suluhu. 

Em seu discurso, o presidente de Moçambique, Daniel Francisco Chapo, defendeu a importância da união nacional em prol do desenvolvimento. Em um dos momentos mais emocionantes da cerimônia, um ator representou Samora Machel, primeiro presidente do país, lendo o discurso que este fez há 50 anos atrás, quando proclamou “a independência total e completa de Moçambique”.  

Líderes religiosos de diversas denominações também promoveram orações, que foram seguidas por desfiles civis e militares. Encerradas as atividades oficiais, o ministro Camilo Santana também se reuniu com figuras que fazem parte do histórico da cooperação educacional Brasil-Moçambique, como reitores e o atual leitor brasileiro da Universidade Eduardo Mondlane, além de representantes de ONGs que atuam em projetos educacionais no país, dentre outros.

Relação bilateral – Brasil e Moçambique mantêm significativa relação bilateral em temas relacionados à educação. A cooperação bilateral é intensa e a área educacional sempre esteve entre as mais presentes dentre as áreas de cooperação. O Brasil concedeu mais de 8.000 bolsas de estudo, totais ou parciais, a jovens, cientistas e pesquisadores moçambicanos desde a independência do país. 

Ao longo dos anos, Moçambique foi também o país-piloto de numerosas iniciativas de cooperação educacional brasileiras, a exemplo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e do Programa Pró-África, voltado à qualificação para professores universitários. 

Outro destaque entre as ações de cooperação é o Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG), para o qual Moçambique é o segundo país que mais enviou nacionais desde 2000, ficando atrás somente da Colômbia. Desde o início do programa, 507 estudantes moçambicanos foram selecionados. O último edital foi, entre todos, o que apresentou maior demanda para a participação de moçambicanos na modalidade graduação (PEC-G), com 65 inscrições. O aumento pode ser explicado pela oferta complementar de bolsas feita por entidades japonesas a estudantes moçambicanos no âmbito de uma cooperação trilateral. 

Em contrapartida recente, em 2024, o país recebeu 50 estudantes brasileiros, que realizaram atividades de intercâmbio junto à Universidade Pedagógica de Maputo (UP), por intermédio de projetos que envolveram a CAPES, o MEC, e o Ministério da Igualdade Racial. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC - 25.06.2025

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×