01/07/2020

Modelo de organização – Estrutura Política

Jorge Barros

Pós-graduado e Mestre em Administração e Gestão Escolar, Doutor em Administração e Gestão Educativa e Escolar, Professor no 2.º Ciclo do Ensino Básico no Agrupamento de Escolas Dra. Laura Ayres (ESLA), Quarteira

 

Este tipo de configuração da organização resulta dos conflitos que surgem quando ela não se baseia em nenhum sistema de poder estável, o que propicia o surgimento de conflitos, e que, por vezes, pode levar a que fiquem fora de controlo conduzindo a uma forma política, que se carateriza pela separação das diferentes partes que a compõem.

Algumas organizações com esta configuração não sobrevivem no mercado, enquanto outras podem ser mais duradouras e permanentes como as agências governamentais, no entanto, existem ainda outras que apesar de moribundas e pelo facto de se encontrarem protegidas das forças do mercado, por exemplo, pelo Estado, conseguem sobreviver.

A estrutura política não tem uma componente dominante, mecanismo de coordenação, nem forma estável de centralização e descentralização. O que carateriza o seu comportamento é o desencontro das diferentes forças que se exercem em quase todos os sentidos, o que dificulta a previsão, o apaziguar e a resolução dos conflitos internos existentes.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×