12/07/2018

Na Ocasião da Volta às Aulas, é Importante Ter Um Bom Planejamento Que Irá Tanto Guiar Os Alunos Quanto O Resto do Ano Letivo

Final de férias obrigatoriamente significa hora de retornar para a escola. Os alunos ficam ansiosos e impacientes para reencontrar os amigos. Todos procurando saber em que sala estarão ou que materiais novos irão. Entretanto, o fim das férias pode significar um grande sacrifício para algumas crianças.

Os professores geralmente voltam com uma semana de antecedência para para apresentar atividades de elaboração, reuniões entre os docentes de um mesmo segmento, troca de informações sobre materiais, discussão sobre temas fundamentais para a escola (de avaliação a disciplina, discutindo regras da escola, inclusão, etc.) e outras temáticas de interesse e relevância para a volta às aulas. Pensando nisso, como as melhores escolas podem receber os alunos da melhor forma possível e criar um espaço positivo para a volta das atividades escolares?

A volta às aulas pode ser inicias com algum evento de boas-vindas, em especial para alunos e professores. Ainda que esses sejam recebidos em situações diferentes, é necessário estabelecer um momento de recepção que seja capaz de renovar a relação com a escola e que marca a volta das atividades escolares definitivamente. A principal meta é ampliar os espaços de comunicação, perpassar os valores da escola e integrar as pessoas para assegurar um relacionamento saudável e transparente ao longo do semestre letivo.

Além disso, certifique-se de informar aos alunos sobre as melhorias implantadas e novidades introduzidas na escola a partir do primeiro momento de retorno à escola. É fundamental que os estudantes saibam de cada espaço que foi reformado, sobre os novos livros adquiridos para as bibliotecas ou sobre os equipamentos que irão integrar as aulas a partir daquele semestre. Isso denota confiança e transparência entre a escola e os alunos e demonstrará a  preocupação em investimentos além de apontar que a escola, e o acesso a cada serviço da mesma, é de cada aluno.

Por fim, ainda que não tenha o caráter mais divertido, é necessário apresentar as regras e procedimentos de avaliação da escola tanto como os critérios para notas além dos serviços que estão à disponibilidade dos alunos - plantões de dúvidas, atividades extracurriculares, etc. Da mesma maneira que é imprescindível estabelecer relações de tutoria entre alunos e egressos ou tutores.

É interessante que essas experiências sejam transmitidas aos alunos seja com palestras ou depoimentos de veteranos para que não falte qualquer tipo de orientação educacional ou vocacional. Além do mais, essas relações são importantes aos alunos para saber com quem contar em situações de dificuldade durante o semestre letivo.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×