27/05/2019

No Universo da Universidade: entender para valorizar!

Airbrush_20170825101017

Por Pedro Vieira Souza Santos

 

            A palavra “Universidade” tem origem no latim “Universitas”, que significa, em suma, conjunto, totalidade, associação. Ou seja, estamos nos referindo ao conceito de unidade. Em outras palavras, estamos diante de um espaço rico, diverso e plural, que vai além de uma mera composição de pessoas, materiais e tecnologias. Saber o que é Universidade e sua importância diferencia, significativamente, nossa perspectiva sobre ela.

            Tive a rica oportunidade de ingressar no curso superior de uma Universidade Pública Federal, localizada no interior de Pernambuco, a UNIVASF. Advindo de uma Escola pública, ainda com uma limitada capacidade de perceber o quão importante passo estava dando na construção da minha formação, como pessoa e profissional. Guiado, naquele momento, pelo fato de que o conhecimento poderia me trazer uma série de benefícios futuros. Estava eu, portanto, em concordância com Claire Fagin, onde uma vez citou que “O conhecimento lhe dará a oportunidade de fazer a diferença.”

            Início do curso, muitas expectativas e anseios. Mas, ao mesmo tempo que reconhecia minha ignorância em termos de conhecimento, estava diante de uma fonte de saber ímpar. Foi justamente essa percepção que me fez entender que, se bem aproveitada, eu teria a oportunidade de sair dali com outra mentalidade, outra visão de Mundo. Logo, fui percebendo que a Universidade era muito mais que um simples prédio físico, onde íamos apenas assistir aulas. E essa noção que tive, apenas estava se moldando com o passar do tempo. Ao terminar o curso, consciente que absorvi a maioria das oportunidades que a Universidade me proporcionou, reconheci ainda mais que era esse o caminho que queria continuar a trilhar e até incentivar pessoas, através do exemplo.

            Ensino, Pesquisa e Extensão. Três palavras e infinitos significados práticos. Talvez, quem nunca teve a chance de adentrar uma Universidade Pública, não perceba o que esse conjunto de três palavras quer dizer. E até mesmo quem encontra-se atualmente em uma, pode ainda não ter notado. Mas, em síntese, poderia [tentar] resumi-las em ações que estão diretamente ligadas ao significado de Universidade. Isto é, Universo!

            Estamos falando de um conjunto de competências imprescindíveis para mudar o Mundo. O ensino, parte integrante da Universidade, nos conduz ao conceito da arte de ensinar, de transmitir conhecimentos. E é justamente esse conhecimento que esclarece, que induz o indivíduo a pensar e criticar sabiamente, e com isso ter a chance de abrir a porta dourada da liberdade, como dizia George Carver.

            Pesquisa: ação de buscar mais informações a respeito de algo. Nesse pilar da Universidade, estamos falando de estudo realizado para aumentar o conhecimento em determinada área do saber. Para muitos, pode ser apenas uma definição corriqueira, mas ao olharmos detalhadamente, a pesquisa interfere diretamente em nosso cotidiano. Novos medicamentos, produtos inovadores, tecnologias contemporâneas, materiais e técnicas revolucionárias são exemplos de itens derivados da pesquisa realizada, a priori, em Universidades.

            Por outro lado, tem-se a Extensão, vertente que trata das ações de uma universidade junto à comunidade a seu redor, disponibilizando, a sociedade em geral, o conhecimento adquirido com o ensino e a pesquisa desenvolvidos dentro da Universidade. Estender o que está dentro dos prédios físicos para as ruas, as tribos, as aldeias, eis o que significa Extensão.

            Ignorar essas três palavras é impraticável, pois, em algum momento, eu e você fomos atingidos pelo poder da Universidade. Mesmo sem ter ido à uma, muitos são beneficiados pelo seu trabalho, direta ou indiretamente. Então, gostaria de te informar que essa luta é nossa! Nesse sentido, é justamente essa unidade que devemos defender! Não há como deixar de lado a luta por uma Universidade Pública gratuita e de qualidade. Como apontou Walter Cronkite “Seja qual for o custo de nossas bibliotecas, o preço é barato em comparação com a de uma nação ignorante.”

            Por fim, é uma honra estar a defender a Universidade e seus valores. Consciente de que, sem ela, muita coisa poderia ser diferente. Como falou Theodore Roosevelt, concordo, orgulhosamente, em dizer que “Eu sou uma parte de tudo o que eu li.”

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×