07/02/2017

O Brasil agro-brasileiro

O enorme potencial do mercado agroalimentar brasileiro (produção e consumo), coloca o Brasil entre os principais produtores mundiais de vários produtos agrícolas (café, suco de laranja, cana de açúcar, banana, mandioca, soja, cacau,...) e entre os oito primeiros países exportadores de alimentos.

Para o Brasil, a importância estratégica do setor agroalimentar se dá por dois motivos:

  1. Abastecimento alimentar adequado a população brasileira;
  2. Papel de destaque no equilíbrio do comércio exterior brasileiro.

No abastecimento interno, o setor agroindustrial sempre desempenhou, e deve continuar desempenhando, um papel de destaque no equilíbrio do comércio exterior brasileiro. A exportação de produtos agroalimentares continua sendo uma fonte importante de divisas para o país.

Aliado a esses fatores positivos grandes investidores do mercado agroindustrial buscaram e ainda apostam na produtividade e eficiência dos campos brasileiros, investindo em tecnologias e mão de obra qualificada para se adequar a um mercado consumidor cada vez mais exigente na qualidade dos alimentos.

A agroindústria de alimentos é baseada no conceito de gerenciamento da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management). De acordo com (Novaes, 2007, p.35) “logística é o processo de planejar, implementar e controlar de maneira eficiente o fluxo e a armazenagem de produtos,...cobrindo desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com objetivo de atender aos requisitos do consumidor”.

Ainda segundo Novaes (2007) esse conceito agrega valor na cadeia produtiva eliminando o máximo possível seus custos desde a produção agrícola até o ponto final de consumo.

Com essa metodologia as empresas agroindustriais produzem somente o que o mercado consumidor quer, ou seja, elimina-se o estoque desnecessário o que gera um custo para as empresas.

Esses fatores entre outros é tornaram a agroindústria brasileira uma das mais competitivas do mundo.

Também é vista como vantagem estratégica, pois envolve trocas e geração de conhecimentos e atitudes que agregam valores em ambos os lados: de que recebe e de quem fornece essa tecnologia ou informação.

Todos esses fatores desencadeiam a criatividade de quem produz a inovação e ousa repensar métodos que já não se fazem eficientes, seja no campo produzindo alimentos ou na logística de armazenamento e transporte, fazendo com que alimentos mais baratos e nutritivos e que tenham acesso a toda a população.

Referências

BATALHA, M. O. . Gestão do sistema agroindustrial: a formacao de recursos humanos para o agribusiness brasileiro. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104530X1995000300006 Acesso em 22 ago. 2014.

NOVAES, Antonio Galvão. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007 – 8ª impressão.

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