O fim do credenciamento das chamadas Instituições de credenciamento especial
O fim do credenciamento das chamadas Instituições de credenciamento especial- ICE e a possibilidade da oferta de MBA – “Master Business Administration” ou latu sensu presencial ou em EAD sem a necessita do aval do MEC, quando não ofertado por uma não IES?
MBA - “Master Business Administration”, ou especialização em administração, tem como proposta oferecer ao aluno uma grade de matérias relacionadas a negócios e à gestão empresarial.O objetivo é tornar o executivo mais preparado para o mercado de trabalho em sua área de atuação. Justamente por isso, recomenda-se que o aluno possua uma experiência profissional mínima, para a realização deste curso. Isso faz com que o aluno aproveite melhor a aula, baseada na vivência e na troca de experiência entre professores e alunos, no ambiente profissional. “Na acepção brasileira, os MBAs não passam de cursos de especialização, não dão diploma, dão certificado”, afirma Paulo Antônio Zawislak, coordenador do Programa de Pós-graduação em Administração da UFRGS (Unviersidade Federal do Rio Grande do Sul).
Ainda segundo Zawislak o MBA também tem seus diferenciais: “O MBA pode enfocar uma série de segmentos que o mestrado profissional não permitiria até pela própria legislação vigente.
O modelo de MBA que veio dos Estados Unidos, é de um curso bastante voltado para a formação na área de gestão. Geralmente tem em torno de 450 a 600 horas/aula e utiliza uma metodologia de estudo de caso. A grande diferença está em que não há nenhuma avaliação, fiscalização do MEC sobre os MBAs, que são os cursos lato sensu. “
Segundo Renato Janine, ex-diretor de Avaliação da CAPES: