26/03/2013

O IGC EM UMA INSTITUIÇÃO “SEM CONCEITO”: AS AÇÕES DE REFERÊNCIA COM BASE NA PERCEPÇÃO DO PROCURADOR INSTITUCIONAL

 

 

Resumo: O Artigo tem o objetivo precípuo de apresentar ações, com base na percepção do Procurador Institucional de uma Faculdade “Sem Conceito”, que tornem o Índice Geral de Cursos Avaliados (IGC) um referencial de qualidade. Para tanto, as contribuições teóricas se estruturam sob a égide de uma reflexão baseada na organização acadêmica das instituições brasileiras, em uma construção sobre o SINAES como instrumento de avaliação institucional e sobre o IGC como base para a regulação de instituições de educação superior no Brasil. Desse modo, com base nas orientações metodológicas, a pesquisa configura-se como sendo predominantemente qualitativa, tendo suas bases principais centradas em um estudo de caso da “Faculdade Alfa”, denominada assim pela intenção de preservar a identidade da Instituição. Os resultados, coletados por intermédio de uma entrevista semi-estruturada, permitem inferir que os principais indicadores que tornam o IGC um referencial de qualidade estão vinculados à socialização da estrutura do conceito, mesmo sabendo que, na Faculdade Alfa, o IGC é considerado um aspecto secundário.

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