O negro e a Educação são tema do MEC Debate
O ciclo MEC Debate deste mês vai abordar a questão racial na educação. No Mês da Consciência Negra, o Ministério da Educação põe em discussão, nesta segunda-feira, o tema O Negro e a Educação: Construindo um Novo Patamar de Relações Raciais no Ambiente Educacional.
O ministro Cristovam Buarque abrirá os debates, em seguida, haverá a apresentação do grupo teatral Cabeça Feita. Uma das integrantes do grupo é Cristiane Sobral, primeira atriz negra formada pela Universidade de Brasília (UnB) em artes cênicas.
De acordo com Ronald Silveira, integrante da comissão de servidores do MEC sobre a questão racial, o eixo de discussão é a dificuldade de as crianças negras se desenvolverem no processo educacional. “Dados oficiais comprovam que os negros têm diferenças expressivas em relação ao não-negro no aprendizado”, afirmou Silveira.
“O fórum é de grande importância para a formulação de políticas públicas do Ministério da Educação com vistas à inserção do negro no sistema educacional de forma que contemple seus valores históricos, culturais e sociais, até hoje discriminados”, disse Jacira Silva, integrante da mesma comissão. “Qualquer projeto de inclusão tem que passar pela educação como espaço de formação do cidadão.”
Auto-estima das crianças, rendimento escolar, permanência na escola, evasão do aluno negro no ensino básico e referências positivas quanto ao negro nos livros didáticos são temas da pauta de discussão. O ensino superior também será debatido.(MEC)