O olhar docente sobre o aluno que não consegue aprender
Salatiel da Rocha Gomes[1]
Resumo: Trata-se de um texto realizado a partir de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, onde reflete-se sobre a importância do olhar docente em relação aos alunos que não conseguem aprender. Esses, por sua vez, atualmente estão sendo alvos de inúmeras pesquisas, principalmente dos campos da psicopedagogia e da neurociência. O foco maior desse trabalho é apresentar o professor não como um detentor principal de responsabilidade quando temos em mente o aluno que não aprende; mas, primordialmente, àquele que tem o primeiro olhar, a primeira impressão e a primeira denúncia. O aluno de hoje ainda tem em mente que não aprende porque tem algum problema e ele é sempre o principal culpado. Porém, para além das causas voltadas a ele, existem inúmeras outras causas, e aí, refletimos um pouco sobre as bases de uma área de conhecimento que vem se expandindo no campo educacional que é a Psicopedagogia. Não é um estudo novo, mas que traz, no bojo de sua discussão, reflexões profícuas que maximizarão novos caminhos, novas saídas.
Palavras-chaves: Escola. Fracasso escolar. Psicopedagogia