19/07/2022

O PAPEL DO TUTOR E SUA IMPORTÂNCIA NAS PRÁTICAS DE TUTORIA PARA CURSOS A DISTÂNCIA

José Alexandre Fernandes Locci 
Must University 
 
Resumo
 
Neste artigo, procura-se discutir a relevância do tutor no processo de ensino-aprendizagem para os cursos a distância, uma vez que as práticas de tutoria, aliado as ações de mediações pedagógicas, são elementos chaves para oportunizar ao aluno entender claramente como se processará seu processo de aprendizagem.
 
O tutor assume neste ponto um papel fundamental, pois, caberá a ele prestar suporte, não só no entendimento dos conteúdos apresentados, mas também, mediar toda a relação entre alunos, tutores e professores, quando do desenvolvimento dos cursos, sendo que ao tutor cabe o papel de estimular os alunos a participarem de fóruns, chats, reuniões on-line e desenvolvimento de projetos.
 
Por se tratar de um curso a distância o aluno por característica atua de forma autônoma em seu processo de aprendizagem, estudando quando, no tempo e no local, onde for mais oportuno para ele, porém, esse aluno precisa estar amparado e orientado para instituição de ensino para que seus objetivos de aprendizagem significativas sejam plenamente atendidos e neste momento a “figura” do tutor, ganha em relevância nos processos de motivação, orientação e suporte ao aluno para que este sinta-se amparado em todo o tempo de seu processo de estudo e aprendizagem.
 
Palavra-chave:
 
Contextualização, Ensino-aprendizagem, Mediação pedagógica, Motivação, Tutor, Tutoria.
 
 
TUTOR'S ROLE AND ITS IMPORTANCE IN TUTORY PRACTICES FOR DISTANCE COURSES
 
Abstract
 
In this paper, we seek to discuss the relevance of the tutor in the teaching-learning process for distance learning courses, since tutoring practices, allied to the actions of pedagogical mediations, are key elements to enable the student to clearly understand how it will be processed your learning process
At this point, the tutor assumes a fundamental role, as it will be up to him / her to support not only the understanding of the presented contents, but also to mediate the whole relationship between students, tutors and teachers while the courses are being developed and it's tutour's role encouraging students to participate in forums, chats, online meetings and project development.
 
Because it is a distance learning course, the student acts autonomously in his learning process, studying when and where is most suitable for him, however, this student needs to be supported and oriented by the learning institution so their learning goals would be fully attended. At this time, the tutor's “figure” gains relevance in the student's motivation, orientation and support processes so that he / she feels supported throughout the study and learning process.
 
 
Keyword:
 
Contextualization, Teaching-learning, Pedagogical mediation, Motivation, Tutor, Tutoring.
 
 
Introdução
 
O presente artigo objetiva apresentar uma reflexão sobre a evolução da modalidade dos cursos a distância, seu reconhecimento nos dias atuais, bem como a importância e relevância do papel do tutor na sustentação e desenvolvimento dos cursos a distância.
 
A tutoria destaca-se neste processo, assumindo um papel imprescindível, pois, os tutores são elementos chaves na dinâmica da aplicação do curso a distância, uma vez, que o tutor exerce a função de suporte e orientação ao aluno, no tocante ao aprendizado de conteúdo, atuando diretamente com o aluno e realizando toda a conexão entre aluno, instituição de ensino e professores.
 
Suas atribuições estão relacionadas não só a orientação, mas também a motivação e ligação entre educandos e educadores, portanto, sua responsabilidade é de grande valia para dar sustentação ao curso e viabilizar a concretização dos objetivos preestabelecidos pelas instituições de ensino, bem como, para a satisfação do aluno com o curso realizado.
 
 
Metodologia
 
Este artigo foi desenvolvido a partir de estudos bibliográficos que permitiram, com base nas experiências e relatos dos autores pesquisados somados a minha experiência ao longo de quinze anos atuando como professor universitário no ensino presencial e também como professor conteudista para os cursos em EAD, alinhar e direcionar minha percepção quanto a relação da tutoria como elemento de ligação, atuando como facilitador nos processos de aprendizagem via ensino a distância.
 
Assim, pretende-se abordar ao longo deste artigo a importância de estimular as práticas da tutoria, via o papel do tutor como integrante chave, para sustentação dos programas de ensino a distância, via a mediação pedagógica, durante a execução dos cursos nesta modalidade.
 
1. CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DO ENSINO A DISTÂNCIA
 
Embora nos dias atuais tratar do tema educação a distância, seja um assunto recorrente e de fácil acesso e entendimento para a maioria das pessoas é de suma importância entender que este processo é mais longínquo do que possa parecer, como poderá ser observado no quadro 1.1 – Gerações do Ensino a Distância.
 
Quadro 1.1 – Gerações do Ensino a Distância
 
Geração Resumo    
1ª Geração A EAD aparece de fato no meio do século XIX, com o desenvolvimento dos meios de transporte e comunicação, como os trens e correio, especialmente com o ensino por correspondência.
Sendo assim é possível, apontar como a primeira geração os materiais impressos e encaminhados pelo correio.    
2ª Geração Aqui o destaque passa a ser o uso de nova mídias como forma de EAD, tais como: televisão, rádio, fitas de áudio e vídeo, assim como o telefone.
Fator relevante neste período (segunda geração), foi o surgimento das Universidades Abertas de educação a distância.    
3ª Geração Já na terceira geração, foi introduzido a utilização do videotexto, do computador, da tecnologia de multimídia, do hipertexto e de redes de computadores, características essas específicas da EAD on-line.  
Fonte: Benedetti, Cláudia Regina e Costa, Deborah. (2018, p. 4 e 5)). História da educação a distância. Flórida: Must University. - Adaptado.
A partir deste momento, foi um passo, para chegarmos aos dias atuais, onde, a EAD, é uma realidade, amplamente difundida e reconhecida pelos meios educacionais, bem como pela sociedade acadêmica e empresarial.
 
As organizações utilizam fortemente em seus programas de treinamento a modalidade “e-learning”, para realizar treinamento de forma rápida, objetiva e efetiva, no desenvolvimento e requalificação de seus profissionais, como por exemplo as multinacionais que utilizam deste recurso para realizar treinamento anuais de reforço em suas políticas anticorrupção.
 
Após o treinamento realizado os funcionários respondem um questionário, para mensurar a eficácia de sua aprendizagem e este certificado, fica validado para comprovar o conhecimento do mesmo sobre as boas práticas de ética organizacional adotadas por essas organizações.
 
No exemplo acima pode-se constatar a viabilidade econômica pela aplicação deste método, pois, o mesmo poderá ser aplicado a todos os colaboradores envolvidos no processo em todas as plantas em todos os países onde as organizações possuem suas operações comerciais a custo infinitamente menor do que aquele que ocorreria caso fosse necessário um profissional viajar para todas as plantas anualmente, para ministrar este treinamento.
 
Na área acadêmica os cursos de educação a distância, correspondem, a um volume expressivo nos negócios das instituições de ensino que utilizam essa modalidade, onde algumas instituições de ensino ofertam em suas modalidades cursos presenciais e a distância e outras já optaram inclusive a trabalhar com foco somente na modalidade a distância, sendo que a modalidade a distância possui seu reconhecimento junto ao MEC (Ministério da Educação e Cultura).
 
“A Educação a Distância é a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos. Esta definição está presente no Decreto 5.622, de 19.12.2005 (que revoga o Decreto 2.494/98), que regulamenta o Art. 80 da Lei 9.394/96 (LDB). (Ministério da Educação e Cultura, 2019)”.
 
 
Para que se tenha uma ideia do crescimento da modalidade a distância no Brasil, basta, acessar o artigo: Globo.com. Ensino superior a distância ofertou mais vagas que o presencial em 2018, aponta Censo da Educação Superior. Disponível em: <>. Acesso em; 14 DEZ. 2019. Que demonstra o crescimento desta modalidade, comparada a anos anteriores.
 
“O número de vagas ofertadas pelo ensino superior a distância (EAD) superou em 2018, pela primeira vez, o número de oportunidades em cursos presenciais. No ano passado, foram 7.170.567 vagas remotas contra 6.358.534 vagas locais, respectivamente. O dado é do Censo do Ensino Superior, divulgado nesta quarta-feira (19) pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).” (Globo.com, set. 2019)
 
Rosini (2007, p.67) diz: “A educação a distância vem crescendo rapidamente em todo o mundo. Incentivados pelas possibilidades decorrentes das novas tecnologias da informação e das comunicações e por sua inserção em todos os processos produtivos, cada vez mais cidadãos e instituições veem nessa forma de educação um meio de democratizar o acesso ao conhecimento, bem como de expandir oportunidades de trabalho e aprendizagem ao longo da vida”.
 
Baseado nestas premissas é mais que natural que as Instituições de Ensino Superior (IES), incluam em suas ofertas a modalidade de ensino a distância, e para tanto, além de todo o cuidado no desenvolvimento de cursos nesta modalidade que envolvem equipes multidisciplinares, tanto para a elaboração, quanto para a implementação com sucesso desta modalidade oferecendo diferenciais competitivos que garantam a longevidade de seus programas de cursos, a de se destacar a importância do papel da tutoria e a mediação pedagógica, como fatores chave, para dar sustentação a essa modalidade.
 
2. O PAPEL DO TUTOR E SUAS PRINCIPAIS FUNÇÕES
 
O tutor no contexto didático-pedagógico, assume o papel relevante, pois, o mesmo é responsável por dar suporte aos alunos que por característica da modalidade EAD, encontram-se em locais distantes e com acesso aos conteúdos e horários diversos, de acordo com a sua disponibilidade de tempo.
 
Sendo assim o tutor, poderá atuar em dado momento de forma síncrona, quando o aluno realiza contato com o tutor via “chat”, fóruns e outros recursos on-line e na maioria das vezes este contato é assíncrono, ou seja, mesmo não estando on-line o tutor assume a função de prestar suporte, orientação e direcionamento aos alunos em seu processo de ensino-aprendizagem.
 
Para tanto o grande desafio para os tutores é o de conhecer e se aprofundar nos temas tratados nos conteúdos dos cursos, pois, caberá a esse tutor dar orientações nos períodos de autoestudo (dos alunos), para que esses entendam claramente a proposta de aprendizagem que está sendo ofertada.
 
Portanto, motivar, orientar e prestar suporte aos alunos, é, requisito básico para que um tutor exerça a função de tutoria de forma produtiva e eficaz, auxiliando desta forma o aluno, não só, em seu processo de autoaprendizagem, quanto também, na manutenção do interesse e motivação à continuar estudando nesta modalidade, por reconhecer que estará sendo amparado e apoiado sempre que necessário.
 
Para a atuação da tutoria alguns requisitos precisam ser amplamente avaliados e tutores necessitam não só conhecer, mas também ter pleno domínio destes requisitos para que o mesmo possa ter uma atuação eficaz na atividade de tutoria a ser prestadas, dentre esses requisitos, destaca-se:
Dominar amplamente o ambiente de ensino e aprendizagem, tendo um amplo domínio sobre o AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem;
Possuir formação acadêmica associada aos conteúdos a serem tratados no modelo de ensino-aprendizagem;
Conhecer em detalhes os materiais, projetos, conteúdos, recursos de multimídia disponíveis, atividades, entre outros, pois, naturalmente os alunos precisarão do apoio do tutor para a aplicação dos mesmos em seu processo de aprendizagem;
Administrar com eficiência o tempo, para que possa cumprir o papel de suporte e orientação dentro dos prazos preestabelecidos;
Estar familiarizado com o contexto da instituição de ensino e seus mecanismos de funcionamento, para poder respaldar os alunos, quando estes encontrarem dificuldades de acesso aos serviços da instituição;
Facilidade e perseverança no processo de acompanhamento do progresso de aprendizagem dos alunos, pois, cada um tem o seu tempo e sua respectiva familiaridade com os processos de aprendizagem.
 
Rosini (2007, p.61) diz: “O aprendiz é um indivíduo que apresenta um perfil particular de inteligências desde o momento em que nasce. É singular em sua morfologia, em sua anatomia, em sua filosofia, em seu temperamento, em seu comportamento e em sua inteligência. Todos esses aspectos são dimensões de uma individualidade viva, de um sistema aberto e que existe no mundo fenomênico. É um ser de qualidade, um ser de existência, que busca sua autonomia de ser e de existir”.
 
Pode-se concluir com isto que a tutoria, possui uma representatividade elevada no modelo EAD, sendo elemento facilitador e apoiador de todo o processo de ensino-aprendizagem a ser ofertado aos alunos, conforme apresentado na figura 1.1 – Atribuições do Tutor.
 
Figura 2.1 – Atribuições do Tutor
 
Fonte: Faria (2014, p. 92) - Adaptado
 
Faria (2014, p. 92) diz: “Conforme ilustra a figura apresentada, o tutor na EaD tem sido incluído com o intuito de estimular os alunos, apresentando-lhes desafios”.
 
 
3. A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA ON-LINE
 
Outro grande desafio para a professores e tutores em EAD é a mediação pedagógica on-line, pois, este processo demanda de uma interação acentuada entre, professores, tutores e alunos, objetivando fortalecer o processo de ensino-aprendizagem.
 
Os professores e tutores, assumem nesta função a responsabilidade de colocarem-se como facilitadores, incentivadores e motivadores, quando se trata do mecanismo de aprendizagem, ou seja, cabe aos professores e tutores, estimular o processo de aprendizagem do aluno, oferecendo assim, todo o suporte necessário, para o enriquecimento do processo de aprendizagem.
 
Masetto (2015, p.57) diz: “Por mediação pedagógica se entende a atitude, o comportamento do professor que se coloca como um facilitador e incentivador ou motivador da aprendizagem, que se apresenta com a disposição de ser uma ponte entre o aprendiz e sua aprendizagem”.
 
Portanto pode-se concluir que a mediação pedagógica, tem por objetivo também oferecer ao aluno (aprendiz), materiais apropriados, referências, textos, hiperlinks e demais recursos adicionais aos conteúdos já disponibilizados no ambiente virtual de aprendizagem (AVA), com foco em propiciar ao aluno o acesso a mais conteúdos e informações relevantes e fidedignas que auxiliará em seu processo de aprendizagem, possibilitando a esse aluno ampliar sua visão e seu conhecimento sobre os conteúdos abordados nos cursos e disciplinas. 
 
O ensino a distância, tem por desafio, tornar o aluno, protagonista de sua aprendizagem, pois, o mesmo é o responsável por aplicar-se nos estudos e entendimento dos conteúdos ministrados, possibilitando colocar sua aprendizagem em prática, tanto na vida acadêmica, quanto profissional.
 
Porém, dizer que o aluno é o protagonista de sua aprendizagem, não significa, atribuir toda a responsabilidade somente a esse aluno, pois, embora seja dele a responsabilidade pelo aprendizado, cabe aos professores e tutores, oferecerem todo o suporte necessário, para que o aluno tenha êxito nesta empreitada que é o processo de obter uma aprendizagem significativa.
 
Analisando esse contexto pode-se segundo Masetto (2015), afirmar que a mediação pedagógica busca abrir um caminho a nova relação do estudante: com materiais, com o próprio contexto, com outros textos, com seu companheirismo de aprendizagem, incluído o professor, consigo mesmo e com seu futuro.
 
Com base nesta afirmativa, Masetto (2015) apresenta uma série de características imprescindíveis para a mediação pedagógica, e considerar cada uma delas é fundamental para que professores e tutores obtenham êxito, quando da atuação como mediador pedagógico, conforme proposto no quadro 3.1 – Características da mediação pedagógica, apresentado abaixo.
 
Quadro 3.1 – Características da mediação pedagógica    
Dialogar permanentemente de acordo com o que acontece no momento;    
Trocar experiências;    
Debater dúvidas, questões ou problemas;    
Apresentar perguntas orientadoras;    
Auxiliar nas carências e dificuldades técnicas ou teóricas quando o aprendiz não consegue se conduzir sozinho;    
Garantir a dinâmica do processo de aprendizagem;    
Propor situações-problemas e desafios;    
Desencadear e incentivar reflexões;    
Criar intercâmbio entre a aprendizagem e a sociedade real onde nos encontramos, nos mais diferentes aspectos;    
Colaborar para estabelecer conexões entre o conhecimento adquirido e novos conceitos, fazendo a ponte com outras situações análogas;    
Colocar o aprendiz frente a frente com questões éticas, sociais, profissionais, conflituosas, por vezes;    
Colaborar para desenvolver a crítica com relação à quantidade e à validade das informações obtidas;    
Cooperar para que o aprendiz use e comande as novas tecnologias para a aprendizagem e não seja comandado por elas ou por que as tenha programado;    
Colaborar para que se aprenda a comunicar conhecimentos, seja por meios convencionais, seja mediante novas tecnologias.  
Fonte: Masetto (2015, p. 57 e 58) – Adaptado.
 
Todo esse processo, por se tratar de aprendizagem por meio de um ambiente virtual de aprendizagem, torna-se um desafio ainda maior para professores, tutores e alunos, pois, pela própria característica desta modalidade, nem sempre oferece a oportunidade da troca de informações de forma síncrona, sendo que na maioria do tempo essas ações ocorrem de forma assíncrona, elevando ainda mais o desafio para a obtenção de resultados expressivos no processo de ensino-aprendizagem significativo.
 
Conclusão
 
Este artigo objetiva propor uma reflexão mais aprofundada, sobre as responsabilidades de todos os envolvidos no cenário de ensino a distância.
 
Os desafios para o processo de ensino-aprendizagem, via o modelo de ensino a distância, são relevantes, e para tanto, as instituições de ensino, equipes multidisciplinares envolvidas na construção e implementação de tecnologias e conteúdo, professores, tutores e alunos, precisam reconhecer claramente seus papeis e suas responsabilidades neste contexto, para que se possa obter a eficácia desejada nesta modalidade de aprendizagem.
 
Portanto, conhecer a história do ensino a distância, seus desafios e suas demandas, é crucial para que se obtenha êxito no processo, pois, conhecer a história nos dá uma visão mais clara dos pontos fortes e pontos de melhorias a serem considerados para que se obtenha a produtividade e a relevância desejada no processo de ensino-aprendizagem.
 
Para tanto o papel dos professores e tutores, tem um impacto relevante em todo o processo, pois, são eles os responsáveis via a mediação pedagógica, dar suporte, sustentação e motivação aos alunos, para investirem em seus processos de autodesenvolvimento e autoaprendizagem.
 
Referências Bibliográficas
 
Benedetti, Cláudia Regina e Costa, Deborah. (2018). História da educação a distância. Flórida: Must University.
 
Faria, Adriano Antônio (2014). Práticas pedagógicas em EaD [livro eletrônico] Adriano Antônio Faria, Luiz Fernando Lopes. Curitiba: InterSaberes. (Série Tecnologias Educacionais) 2Mb; PDF
 
Masetto, Marcos Tarciso. (2015). Competência pedagógica do professor universitário / marcos Tarciso Masetto. 3. ed. São Paulo: Summus.
 
Ministério da Educação e Cultura. Educação Superior a Distância. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/instituicoes-credenciadas/educacao-superior-a-distancia>. Acesso em: 14 dez. 2019
 
Globo.com. Ensino superior a distância ofertou mais vagas que o presencial em 2018, aponta Censo da Educação Superior. Disponível em: <>. Acesso em; 14 DEZ. 2019.
 
 
Rosini, A. (2007). As novas tecnologias da informação e a educação a distância. São Paulo, Brasil: Cengage Learning.
 
Figura 2.1 – Atribuições do Tutor. Faria (2014, p. 92)
 
Quadro 1.1 – Gerações do Ensino a Distância. Fonte: Benedetti, Cláudia Regina e Costa, Deborah. (2018, p. 4 e 5)). História da educação a distância. Flórida: Must University. - Adaptado.

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