06/08/2019

O Poder da Desinformação

Por Wolmer Ricardo Tavares – Mestre em Educação e Sociedade, Escritor, Palestrante e Docente – www.wolmer.pro.br

 

            Nos dias de hoje, torna-se impossível conversar com alguém sobre política sem que uma das partes levante a sua bandeira.

            A intolerância e a ignorância fazem parte dos mais fervorosos discursos, valendo-se até da falta de conhecimento e da desinformação.

            Drauzio Varella[1], médico renomado no Brasil, esclarece em seu texto “a descoberta da aspirina” que a mesma foi criada em 1894 por Felix Hoffman químico alemão e registrada em 1899, o que vai de encontro com as falas do ministro da educação Abraham Weintraub quando participou do programa JP Morning Show no dia 01 de agosto de 2019 e citou como exemplo a aspirina, afirmando que “A aspirina foi feita pelos nazistas. Eu uso a aspirina. Por quê? Porque funciona”.

            Para os alunos que gostam de pensar e lembrar das aulas de filosofia, vem-nos a cabeça o conceito de silogismo que se aplica a um tipo de argumento lógico, mas nem tudo se pode fazer uso da dedução.

            De acordo com Willyans Maciel, mestre em filosfia e membro da POL Philosophy and Cognitive Scienc, a palavra grega "syllogismos” significa "conclusão", e pode-se perceber que algumas vezes as pessoas concluem o raciocínio de forma errônea, já que não se seguem as premissas de um silogismo de forma correta.

            Um bom exemplo de silogismo é: “Todo homem é mortal; Sócrates é um homem, Então, Sócrates é mortal”, e um contra-exemplo foi dado pelo ministro na entrevista ao afirmar que o criador da aspirina era nazista ao fazer tal afirmação. Nem todos alemães eram nazistas e o “Nazismo, também conhecido como Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, surgiu na Alemanha, em 1920, em um contexto de grande crise política e econômica”.[2]  mediante a um discurso salvacionista de Hitler “que prometia reerguer a Alemanha ao patamar de potência novamente”, ou seja, a aspirina surgiu bem antes do nazismo.

            Parece que estultices são comuns nos governos, porém inaceitável para um ministro da educação.

            De acordo com Arnaud de Borchgrave, a desinformação “é um cerne de verdade ao redor do qual é envolvida uma rede de mentiras e este conjunto, com as mentiras, é desinformação”, e isso tudo é para mais e melhor manipulação da massa, influenciando assim a opinião pública, pois ela é oriunda de uma fonte confiável.

            Pessoas que trabalham com a desinformação crêem que mudarão o status quo da realidade e foi com uso da desinformação que Hitler se tornou um ditador assassino.

            Para Wayne Barner ex-agente do FBI, ela se trata de um ato enganoso, nojento e vil, fazendo parte de programa político o que é parte de uma estratégia maior, e isso tem sido a principal ferramenta de políticos, o que justifica a péssima qualidade da educação, já que assim, fica mais fácil a manipulação, uma vez que não foi desenvolvido nos alunos o discernimento.

            A desinformação é uma mentira espalhada que necessita de seu criador e de outra fonte na qual muitos crêem, tornando-a mais difícil de discernir e também dando vida ilimitada, fazendo da mesma a artimanha mais traiçoeira da política.

            Uma forma que nós professores temos de lutar contra estas desinformações é fazendo nossos alunos pesquisarem, pois já dizia Freire em sua obra Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa, publicada pela Paz e Terra em 1996, quando a ressaltava que "pesquiso para constatar, constatando, intervenho, intervindo me educo e educo. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço", sendo assim, precisamos fomentar sempre a pesquisa em nossos alunos desenvolvendo nestes o protagonismo cognoscente e consequentemente seu poder de discernimento.

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