29/06/2022

O Quarto Eixo da Política Nacional para Recuperação das Aprendizagens visa formação prática de docentes

Eixo inclui ainda formação para outros profissionais da educação.

A formação de docentes e demais profissionais da Educação sempre foi um desafio aos responsáveis por essa missão. O professor integra o rol de profissionais presentes nas diferentes demandas da humanidade, o que exige uma contínua atualização face às necessidades contemporâneas. 

A educação está sempre em processo de transformação. Diante do atual cenário, decorrente de uma pandemia inimaginável e, portanto, imprevista pelos vários gestores, nenhuma formação inicial prepararia os docentes do Brasil para lidarem com a realidade educacional que se descortinou. Com isso, cabe à formação continuada o papel de repensar, de forma assertiva, a capacitação dos docentes para o cenário complexo que se apresenta. 

A pandemia convocou os professores a repensarem e adequarem suas práticas pedagógicas, adaptando-se ao uso da tecnologia. Houve mudanças nas formas tradicionais de lecionar e educadores do mundo todo se viram modificando seus planejamentos pedagógicos, com o objetivo de encontrar opções viáveis para se comunicarem com os estudantes, engajá-los e motivá-los. 

Nesse sentido, o quarto eixo da Política Nacional para Recuperação das Aprendizagens visa apoiar ações e iniciativas de formação que auxiliem os profissionais para o aprendizado de novas competências e habilidades, tais como o uso da tecnologia como aliada no processo de ensino e aprendizagem e estratégias de acolhimento para retorno às aulas. 

Assim, as ações desse eixo envolvem o incentivo de formações que convoquem a colaboração entre educadores; a problematização e a reflexão constante dos desafios vividos no cotidiano escolar como pontos de partida e chegada dos processos formativos; a identificação de projetos e práticas que já acontecem nas instituições, para o compartilhamento de experiências; e a formação vivencial com propostas práticas aliadas às pesquisas e aos estudos teóricos. 

Entre as iniciativas propostas se destacam o Ambiente Virtual de Aprendizagens do MEC (Avamec) que possui atualmente mais de 3,5 milhões de cursistas, a plataforma de Recursos Educacionais Digitais, com mais de 300 mil recursos disponíveis e os Laboratórios de Criatividade e Inovação para a Educação Básica, que são espaços de formação continuada de professores com foco na inovação pedagógica e no uso educacional das tecnologias.

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC - 28.06.2022

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×