16/12/2021

O Que é Marketing Digital? [Aprenda ainda hoje]

O conceito de Marketing Digital pode parecer muito claro, mas, ao mesmo tempo, é muito subjetivo. Como compreender um assunto tão abrangente?

Qualquer ação da minha empresa da internet é Marketing Digital? Quais são as melhores estratégias? Como extrair o máximo potencial dessas ações?

Não resta dúvida sobre a utilidade e o crescimento do Marketing Digital nos próximos anos, e muita gente já sabe disso. E você? Quer estar preparado para saber tudo sobre esse assunto agora mesmo?

 

 

Se sua resposta for “sim”, criamos este conteúdo completo para que você entenda exatamente o que é Marketing Digital, seus principais benefícios, como fazer e como a sua empresa se encaixa e pode tirar proveito disso.

Vamos lá?

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O que é Marketing Digital

Marketing Digital é a promoção de produtos ou marcas por meio de mídias digitais. Ele é uma das principais maneiras que as empresas têm para se comunicar com o público de forma direta, personalizada e no momento certo.

Philip Kotler — considerado o pai do Marketing — conceitua marketing como “o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”.

Porém, as maneiras de fazer com que isso aconteça sofrem mudanças quase que diariamente. Por isso, atualmente é impossível falar de marketing e ignorar que a maior parte da população mundial está conectada à internet e faz compras online.

É por isso que o Marketing Digital é a principal forma de fazer e conceituar marketing nos dias de hoje. O termo é usado para resumir todos os seus esforços de marketing no ambiente online.

 

 

Usando canais digitais — como blogs, sites, motores de busca, mídias sociais, email e outros —, as empresas tentam solucionar dores e desejos de clientes e potenciais clientes.

Você entendeu a “sacada” do conceito apresentado pelo professor Kotler? Trata-se de um processo social! É algo que depende do acordo entre duas pessoas dentro de um contexto.

Marketing Digital pode ser realizado por pessoas, empresas, universidades, ONGs, associações, igrejas… Assim, também há fatores culturais, psicológicos, geográficos, jurídicos que influenciam as pessoas na hora de comprar ou vender um produto ou serviço.

E cada um deve fazer o que pode, com os meios que tem, para encontrar as oportunidades certas nesse meio!

No vídeo abaixo explico quais são os conceitos mais básicos do Marketing Digital:

Observe o conceito de marketing e adicione uma camada de internet. Esse é o “espírito” do Marketing Digital! Meios digitais envolvem computadores e a forma dominante de comunicação digital é a internet.

O grande fluxo de comunicação que a web proporciona hoje favorece estratégias ágeis, como Search Engine Optimization, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo, como veremos nos próximos tópicos.

Quando falamos de aumentar nossa rede, fortalecer a nossa marca e realizar melhores vendas, todos esses são objetivos em que o Marketing Digital é uma importante ferramenta para alcançá-los.

Para chegar lá, os meios digitais são os melhores para observar e testar a efetividade das nossas ações.

Por isso, o Marketing Digital é um dos melhores meios disponíveis para calcular o retorno sobre cada investimento, definir métricas mais claras e simples de medir.

Não é à toa que esse conceito é chamado de novo marketing.

 

História do Marketing Online

Chegou o momento nostalgia! Nos anos 90, a internet passou por uma onda de crescimento, da qual muitas das principais empresas do mundo surgiram (e muitas também desapareceram).

Chamamos esse período de Web 1.0 — quando os primeiros mecanismos de busca, as primeiras vendas online e os primeiros softwares de comunicação se tornaram acessíveis.

Foi nessa época que surgiu o Google (em sua forma mais rudimentar), bem como vários outros motores de busca, e o ICQ, por exemplo. Foi nesse período — o de nascimento da internet como conhecemos — que o termo Marketing Digital começou a ser utilizado.

Na época, a web era apenas para pessoas e empresas mais entusiastas, o que é compreensível. Afinal, ali também havia poucos consumidores. Mas a rede foi adquirindo tração e as tecnologias foram se sofisticando sem que percebêssemos.

Em 1993, quando o primeiro anúncio clicável foi publicado, a internet possuía cerca de 130 sites no ar. Ao fim dos anos 2000, quando o Marketing Digital se tornou a base do que conhecemos hoje, já eram 17 milhões. Vale ressaltar que empresas como Google, PayPal e Amazon já existiam nesse período!

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Conceitos-chave de Marketing Digital

Assim como cada especialização tem suas especificidades, o Marketing Digital é um universo com seus próprios termos. Antes de começar esse post, vamos explicar cada um desses principais conceitos.

 

 

Persona

Ao contrário das estratégias tradicionais, o Marketing Digital trabalha com o conceito de personas, que são perfis semifictícios, baseados nos seus consumidores reais, e que representam o seu comprador ideal. Assim você consegue criar ações mais segmentadas e direcionadas para as pessoas certas, poupando tempo e dinheiro.

 

Lead

Leads são oportunidades de negócio. São os contatos que, através de uma estratégia de Inbound Marketing, deixam suas informações-chave para que você consiga identificar os seus compradores em potencial e nutri-los com informações relevantes até que eles estejam prontos para o momento de compras.

 

Funil de Vendas

O Funil de Vendas, também conhecido como Jornada do Consumidor, são as etapas pelas quais uma pessoa passa durante o processo de compra, desde a compreensão de um problema, passando pela consideração de compra até a decisão.

 

CRM

O CRM (Customer Relationship Management) é um software responsável pela gestão eficaz do relacionamento de uma empresa com os seus potenciais e atuais clientes.

Entre as inúmeras funcionalidades que esse tipo de ferramenta apresenta, as principais são: cadastro de clientes, registro de suas informações, preferências e últimos contatos realizados com a sua empresa e controle de follow-ups.

 

Landing Page

Landing Pages são as páginas de capturas de leads, 100% focadas em conversão. A ideia é que nessas páginas você ofereça um conteúdo ou material de valor e em troca os visitantes mais interessados deixem suas informações de contato e, com isso, se tornem leads.

 

SEO

SEO (Search Engine Optimization) ou otimização para mecanismos de busca. São as ações que contribuem para melhorar o potencial de rankeamento de suas páginas e conteúdos, ajudando você a cumprir os principais pré-requisitos exigidos pelas plataformas de pesquisa.

 

CMS

CMS significa Content Management System, ou seja, Sistema de Gestão de Conteúdos, e nada mais é do que uma ferramenta que possibilita a produção, edição e publicação de conteúdos no ambiente online sem a necessidade de conhecimentos técnicos em programação.

Dessa forma, por meio de um CMS é possível criar sites, blogs e outros portais de maneira simplificada.

 

CTA

Os Calls to Action ou CTAs são os botões ou chamadas que direcionam a ação que os seus usuários devem cumprir ao visitar uma página, para que continuem no fluxo do seu funil de vendas e cheguem ao momento de compra preparados para o consumo.

 

Fluxo de Nutrição

O Fluxo de Nutrição é um processo de automação de Marketing onde uma ação do usuário é o gatilho para um fluxo de mensagens, geralmente por email, com o objetivo de ajudar o seu visitante a caminhar pelo funil de vendas.

 

Vantagens do Marketing Digital

Por que fazer Marketing na Internet deve ser uma prioridade para as empresas e quais os principais benefícios que uma estratégia online pode oferecer? Neste tópico vamos abordar esse assunto.

 

 

Você já deve ter percebido o quanto o Digital mudou a maneira de fazer marketing e para melhor, tanto para empresas quanto para consumidores.

Existem diversas vantagens que podem representar economia para ambos, além de estreitar as relações entre o público e as marcas.

 

Interatividade

Uma das principais razões pelas quais o Marketing Digital é cada vez mais adotado em relação aos canais tradicionais, sobretudo os canais offline, é a interatividade com o público. O foco não está mais no produto e sim na experiência do usuário em sua jornada de compra.

As empresas fazem campanhas, publicações e ações e, do outro lado, os consumidores podem interagir, opinar e indicar para outras pessoas apenas com alguns cliques, aumentando o engajamento com as marcas, bem como as exigências do público. Assim, é necessário cada vez mais melhorar a maneira de falar com a sua audiência.

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Análise e mensuração

Imagine o mundo nos anos 1960, quando o modelo de negócios das agências de marketing e publicidade estava decolando. Neste período, poucas eram os métodos de medir a efetividade das campanhas publicitárias e anúncios veiculados.

Pode-se dizer que, até a chegada da internet, muito dinheiro foi gasto em ações ineficientes! Afinal, se você não consegue medir se um cliente foi convencido pela sua ação de marketing a comprar um produto ou serviço, é difícil dizer se a sua estratégia é efetiva.

 

 

No mundo do marketing online, a obtenção e análise de dados é uma etapa fundamental para a melhoria contínua da sua estratégia.

Felizmente, hoje, absolutamente tudo deve ter o seu retorno comprovado. Métricas como o Retorno Sobre Investimento (ROI) e Custo de Aquisição de Clientes (CAC) podem (e devem!) ser analisadas em tempo real.

Assim, as empresas podem identificar falhas rapidamente, colocando melhorias em prática. Isso era impensável há bem pouco tempo.

 

Mais oportunidades para as empresas

Além de tudo isso, a diminuição das distâncias literalmente entre empresas e clientes ajudou e muito. Afinal, hoje, mesmo as pequenas marcas podem fazer boas campanhas e atrair consumidores do outro lado da cidade, do país e do mundo.

Com isso, os consumidores ganham. Eles têm mais oportunidades de conhecer empresas com as quais se identificam. O mesmo vale para as empresas que podem criar um bom posicionamento online, aumentando as suas oportunidades de venda por diversos canais!

 

Direcionamento

Muitas pessoas podem pensar “nossa, vou conseguir falar com o máximo de pessoas possível”, e sim, isso é ótimo!

Mas um dos grandes diferenciais do Marketing Online é que as empresas conseguem agora fazer ações para atrair e conquistar as pessoas certas! Ou seja, aquelas que realmente têm o perfil ideal para consumir da sua empresa.

Isso é um grande benefício porque, além de economizar dinheiro — afinal você deixa de gastar muito dinheiro com pessoas que não têm interesse em seus produtos e serviços através da segmentação —, você passa a conhecer melhor o seu público, se tornando cada vez mais especialista em conquistá-lo.

Esse é o segredo por trás do valor real do Marketing Online, e está revelado para qualquer um colocar em prática! Só é necessário um método e falaremos sobre isso agora!

 

Estratégias de Marketing Digital

Existe uma infinidade de maneiras de aplicar uma estratégia de Marketing Digital. Entenda quais são e como fazer uma escolha que combine com as necessidades da sua empresa.

O crescente poder de processamento dos computadores e da infraestrutura em internet nos levou a um universo de possibilidades. Basta pensar no volume e na qualidade de conteúdos que temos disponíveis hoje — a maioria deles gratuita.

 

 

Hoje, se eu perguntar qualquer coisa ao Google, há boas chances de eu receber uma resposta satisfatória. E essa resposta estará contida em algum conteúdo disponibilizado por um site na internet. Não é simples e, ao mesmo tempo, fantástico?

Seguindo essa lógica, sites que contêm muitas e boas respostas têm mais chances de atrair o público e, consequentemente, conquistar mais clientes, aumentar a sua percepção de marca e saber cada vez mais sobre o comportamento dos consumidores.

Como foi mencionado no capítulo anterior, muitos negócios estão migrando dos meios offline para os meios online de marketing. Evidentemente, isso aumenta a concorrência na web.

Como dissemos no capítulo anterior, o segredo está no método. Para alcançar seus objetivos de marketing, precisamos encontrar meios de chegar lá.

Mas, se a internet tem possibilidades infinitas, como posso saber que estou tomando a decisão certa? Não se preocupe, pois agora você conhecerá o que há de mais atual no mundo em termos de estratégia. Confira.

 

Inbound Marketing

Inbound Marketing é sinônimo de marketing de atração. Ao criar uma estratégia de Inbound, seu objetivo é ser encontrado pelas pessoas.

No Inbound Marketing, as empresas procuram entender as dores e necessidades dos consumidores para, em seguida, estabelecer um canal de comunicação com essas pessoas, a fim de oferecer uma solução para os seus anseios e desejos.

Hoje, a internet está repleta de ferramentas para fazer pesquisas, descobrir interesses do público e publicar materiais que os ajudem a satisfazê-los.

Quando isso é praticado continuamente, você cria a sua audiência, gerando um canal de comunicação constante com ela. Em outras palavras, a empresa conversa com sua audiência, não somente envia mensagens.

Em consequência, suas publicações passam a ser buscadas por mais e mais pessoas. Por meio desta comunicação, é possível entender interesses cada vez mais específicos do público (e sair na frente para atendê-los).

 

Marketing de Conteúdo

Os consumidores estão diariamente procurando soluções na internet, e, na maioria das vezes, essa procura começa em motores de busca.

O Marketing de Conteúdo tem como objetivo posicionar a sua marca no lugar e no momento certo da jornada de compra para oferecer as melhores soluções.

Portanto, Marketing de Conteúdo é o processo de publicar materiais e informações relevantes e valiosos, a fim de atrair, converter e encantar uma audiência.

Vale lembrar que essa estratégia, se bem-feita, pode auxiliar a triplicar em menos de um ano os acessos à empresa na internet, além de trazer muitos outros benefícios, como: reconhecimento de marca, criação de autoridade e educação do mercado.

 

 

Para isso, você precisa espalhar seu conteúdo em regiões da internet que sejam atrativas para a sua persona. Existem alguns métodos considerados padrões, tal qual um blog, o site da empresa e os perfis em redes sociais.

 

Blog

O blog é a casa do Marketing de Conteúdo.

Isso porque ele é um canal exclusivamente seu de comunicação com o público, sem as interferências e distrações que outros canais como as redes sociais podem ter. Ou seja, você pode publicar o que quiser, como quiser, a hora que quiser.

Blogs também são muito fáceis de serem editados e administrados, o que facilita que empresas com pequenos ou grandes times de Marketing consigam tocar uma estratégia de maneira prática, econômica e rápida.

E, por fim, mas não menos importante, blogs são uma excelente ferramenta de otimização de conteúdos para melhorar os seus rankings em mecanismos de busca, como o Google. Isso melhora a visibilidade do seu negócio e amplia o seu poder de atração das pessoas certas!

 

9 dicas para vender mais com Marketing Digital

A presença da sua empresa no universo digital gera um crescimento exponencial da visibilidade da marca, mas somente a presença digital não é suficiente para o sucesso.

Afinal, não adianta sua marca ser vista e até reconhecida, se, no momento da compra, o público escolhe o concorrente.

 

 

O Marketing Digital tem o objetivo de aumentar a visibilidade da marca por meio de estratégias voltadas ao universo online. Essa ferramenta precisa atingir a persona em todos os estágios do funil de vendas: topo, meio e fundo. Dessa forma, você consegue ter não só visibilidade, mas o engajamento do público com sua marca.

Para conquistar esse engajamento e, consequentemente, um aumento no número de vendas da empresa, é necessário seguir uma série de práticas para garantir a efetividade das ações. Por isso, separamos 9 dicas para você saber como vender mais com Marketing Digital!

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1. Defina uma persona para o seu negócio

O conceito de persona se refere a um personagem semifictício que representa o cliente ideal da sua empresa. É uma ferramenta indispensável para que sua estratégia tenha sucesso, pois é a base do Marketing Digital.

Diferentemente do conceito de público-alvo, a persona apresenta detalhes acerca de alguns hábitos. Geralmente, cria-se uma persona com as seguintes informações:

  • características;
  • perfil profissional;
  • informações sobre a vida pessoal;
  • objetivos profissionais;
  • problemas e dores.

Depois de criar suas personas, sabe qual é o próximo passo? É necessário definir quais são as mais importantes. Embora não exista uma quantidade ideal de personas, é preciso lembrar que, quanto maior é esse número, mais complexa e robusta sua estratégia se torna.

Ao conhecer melhor o seu público, você consegue solucionar de forma completa as dores dele. Assim, definir suas personas é a base de como vender mais com Marketing Digital.

 

2. Aposte em marketing de relacionamento

É preciso criar uma relação de confiança com o consumidor para que ele compre da sua marca e, principalmente, para que ele seja fiel a ela. Para isso, o marketing de relacionamento é essencial. A ideia de criar um relacionamento entre empresa e consumidor é a melhor arma que existe contra a concorrência.

Conseguir essa fidelidade não é simples, mas ela pode ser conquistada com a implementação de uma cultura de fidelização dos clientes, o que deve envolver todos os funcionários da empresa.

Por isso, é necessário que o atendimento ao cliente seja cativante, de forma a conquistá-lo no momento da venda e no processo de pós-venda, para garantir a satisfação do consumidor.

Dessa forma, o seu cliente se transforma em sua melhor forma de propaganda, influenciando novas pessoas a consumirem os produtos de sua marca. Assim, você consegue uma publicidade eficiente e gratuita.

Para uma implementação de sucesso do marketing de relacionamento, é necessário que as suas ações sejam direcionadas aos clientes, de forma que eles se sintam bem tratados e valorizados pela empresa.

Algumas boas práticas são recomendadas nesse processo:

  • informar ao cliente as novas ofertas e descontos;
  • criar programas de fidelidade;
  • investir em um serviço de atendimento ao cliente;
  • realizar pesquisas de satisfação.

Todos esses pontos têm o objetivo de melhorar o relacionamento entre empresa e consumidor, além de ser uma das etapas de como vender mais com Marketing Digital.

 

3. Produza conteúdo de qualidade para a sua persona

A maior vantagem de mapear as personas do seu negócio é entender quais são as dores e desejos dela. Após o levantamento dessas informações, sua empresa deve aproveitar todo o poder do Marketing de Conteúdo.

Isso envolve produzir conteúdo relevante, de forma a ajudar a persona a conquistar seus objetivos. Para produzir esse material, é preciso contar com uma equipe qualificada, interna ou externa, que consiga trabalhar para tirar as dúvidas da persona e explicar determinados assuntos por completo.

Esses conteúdos devem ser bem escritos e, principalmente, devem trazer resultados para a empresa!

 

4. Invista no e-mail marketing

A utilização do e-mail marketing gera um impacto direto no número de vendas da empresa. Afinal, quando uma pessoa insere seus dados em alguma caixa de texto no seu site ou se inscreve em alguma newsletter, isso indica engajamento com a sua marca e interesse no conteúdo.

Disparar e-mails com conteúdos relevantes para cada lead gerado é essencial para avançá-los nos estágios do funil de vendas.

Além disso, essa prática diminui o custo de aquisição de clientes (CAC) e permite que os vendedores entrem em contato com um número maior de pessoas em um intervalo menor de tempo.

 

 

A personalização desse processo é o ponto-chave para o sucesso. Assim, detalhes como título e intervalo de tempo entre os e-mails disparados fazem toda a diferença para a conversão de cada lead.

 

5. Tenha um site responsivo

Muita gente passa mais tempo utilizando os celulares do que o computador. Por isso, sua empresa precisa se preocupar em oferecer uma experiência positiva para as pessoas que acessam seu site a partir de diferentes aparelhos.

Para oferecer uma boa experiência ao usuário, é recomendado que o seu site atenda os seguintes aspectos:

  • fácil de navegar;
  • carregamento rápido;
  • bom funcionamento em diferentes tamanhos de tela;
  • controle por toque.

Todos esses pontos são vitais para o sucesso do seu site mobile, já que cada usuário tem suas próprias exigências.

Alguns contam com telas maiores e outros têm um uso restrito de dados móveis, mas o importante é que ninguém deixe de navegar em seu domínio no mobile.

 

6. Utilize as redes sociais de forma estratégica

Praticamente todas as pessoas que acessam a internet utilizam alguma rede social. Por isso, estar presente nelas é fundamental para a divulgação da sua marca.

Criar fan pages e conteúdos de qualidade faz com que aumente o engajamento com a sua marca, por meio de curtidas ou compartilhamentos.

Todos esses pontos estreitam os laços entre empresa e consumidor, criando uma relação de confiança com a marca e, consequentemente, um aumento no número de vendas.

Mesclar a estratégia de produção de conteúdo para tráfego orgânico e o investimento em anúncios é uma boa prática para o aumento da performance.

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7. Empregue técnicas de SEO

Visto que a maior plataforma de pesquisas online no mundo é o Google, o sucesso da sua empresa no universo online está diretamente ligado à avaliação que a plataforma faz acerca do seu conteúdo.

Para conquistar uma melhor colocação nas posições do Google, é necessário utilizar técnicas de SEO (Search Engine Optimization), o que faz com que as informações do seu site sejam avaliadas como relevantes e de boa qualidade.

 

 

Esse bom posicionamento implica no aumento de visibilidade da marca, sendo que o tráfego orgânico é o tipo de acesso que gera mais benefícios para sua empresa, já que apresenta um custo reduzido e evita o gasto com anúncios com o Google Ads ou o Facebook Ads.

 

8. Garanta a sinergia entre as equipes

Para aumentar a efetividade do seu processo de vendas, o trabalho conjunto entre a equipe de vendas e marketing é fundamental.

Com a troca de informações entre os times, os vendedores conseguem se preparar melhor para abordar os temas criados e a equipe de marketing consegue adaptar sua estratégia de forma a atingir a persona e metrificar resultados.

 

9. Implemente o Inbound Marketing

O Inbound Marketing tem como principal característica a atração, sendo uma estratégia de marketing permissivo, onde o público é atraído e não interrompido.

Essa é a estratégia de Marketing Digital que mais gera resultados em vendas, já que aumenta o número de interações entre vendedor e prospect, diminui o custo de aquisição de clientes, aumenta o engajamento com a marca e aumenta a personalização do processo de vendas.

Uma das características do Inbound Marketing é a criação de uma jornada de compras para o cliente, o que melhora o mapeamento e a compreensão de todos os processos necessários para trabalhar o prospect em diferentes etapas do funil de vendas.

Todos esses pontos são levados em consideração para obter uma maior previsibilidade de renda na empresa.

É importante lembrar que a personalização é necessária para que o prospect não tenha a ideia de que está sendo abordado por uma equipe de telemarketing.

O Inbound tem como principal objetivo compreender a dor da persona e educar e oferecer a melhor solução para o prospect. Isso gera uma melhor receptividade para a solução e uma maior taxa de conversão para vendas.

 

Conclusão

Criar uma estratégia completa de Marketing Digital para uma empresa não é simples, mas faz com que a sua empresa tenha resultados incríveis em aspectos como o reconhecimento da marca, o aumento do número de vendas e um melhor relacionamento com os clientes.

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