15/06/2020

O que é Marketing Digital e a diferença do tradicional?

5

Marketing digital, marketing on-line, publicidade na Internet, não importa como você chama, comercializar sua empresa on-line é um grande negócio hoje em dia. Afinal, a utilização da internet mais que dobrou na última década e essa mudança afetou enormemente a maneira como as pessoas compram produtos e interagem com as empresas.

Com este cenário que estamos vivenciando hoje mundialmente de pandemia devido ao COVID-19, com as pessoas em isolamento, confinadas dentro de casa e tendo que consumir, acredito sim que avançamos mais uns 5 anos, pois novos consumidores virtuais estão surgindo, ampliando assim o consumo on-line.

Marketing Digital é?

Então Marketing Digital nada mais é do que o tão antigo Marketing, só que usado de uma forma diferente, com ferramentas diferentes, abordagens diferentes utilizando um meio diferente que é o digital, a internet. O grande negócio está em influenciar estes potenciais clientes de forma on-line.

O Marketing Digital serve para gerar uma quantidade imensa de interessados em seu negócio, no seu produto ou serviço que você presta, pois atinge uma base muito maior de pessoas e um público mais diferenciado, selecionado e com custo infinitamente menor que o meio tradicional.

A estratégia de Marketing digital refere-se a quaisquer esforços ou ativos de marketing on-line que são utilizados para atrair estas pessoas, alguns exemplos são:  e-mail marketing, publicidade paga por clique , mídia social e até blogs são ótimos exemplos de marketing digital – eles ajudam a apresentar as pessoas à sua empresa e convencê-las a comprar.

Ou seja, consegue falar com muito mais pessoas, atingir um público muito grande e qualificado gastando menos do que gastaria para falar com este público nas publicidades tradicionais, que são as propagandas em TV, jornais, revistas, outdoor, busdoor etc.

Abaixo estão alguns dos recursos e estratégias de marketing digital mais comuns que as empresas usam para alcançar pessoas on-line:

Ativos de Marketing Digital.

Quase tudo pode ser um ativo de marketing digital. Ele simplesmente precisa ser uma ferramenta de marketing que você usa online. Dito isto, muitas pessoas não percebem quantos ativos de marketing digital têm à sua disposição. Aqui estão alguns exemplos:

  • Seu site ou blog
  • Recursos de marca (logotipos, ícones, siglas etc.)
  • Conteúdo em vídeo (anúncios em vídeo, youtube, demonstrações de produtos etc.)
  • Imagens (infográficos, fotos de produtos, fotos da empresa etc.)
  • Conteúdo escrito (postagens de blog, eBooks, descrições de produtos, depoimentos, etc.)
  • Produtos ou ferramentas online (SaaS, calculadoras, conteúdo interativo etc.)
  • Avaliações
  • Páginas de mídia social

Como você provavelmente pode imaginar, esta lista apenas arranha a superfície. A maioria dos ativos de marketing digital se enquadra em uma dessas categorias, mas profissionais de marketing inteligentes estão constantemente criando novas maneiras de alcançar clientes on-line, de modo que a lista continua crescendo!

Estratégias de Marketing Digital.

Abaixo cito algumas das estratégias que funcinam no Marketing Digital utilizadas pela empresas, mas elas estão em constantes mudanças.

Marketing de afiliado.

Marketing de Afiliados é um tipo de relação comercial em que o Afiliado divulga o produto de um empreendedor ou empresa, em troca de uma comissão por cada venda realizada. Esse modelo de publicidade é uma alternativa extremamente interessante para pessoas que desejam trabalhar com vendas na internet, além de ser uma ótima ferramenta para Empresas que desejam aumentar a divulgação dos seus produtos on-line.

E-mail marketing.

O e-mail marketing é a forma mais antiga de marketing on-line e ainda está forte. A maioria dos profissionais de marketing digital usam e-mail marketing para anunciar ofertas especiais, destacar conteúdo (geralmente como parte do marketing de conteúdo) ou promover um evento.

Marketing de conteúdo.

Marketing de conteúdo é outro termo bastante amplo de marketing digital, abrange qualquer esforço de marketing digital que use ativos de conteúdo (postagens em blogs, infográficos, livros eletrônicos, vídeos etc.) para criar reconhecimento da marca ou gerar cliques, leads ou vendas.

Marketing de mídia social.

Assim como o SEO, é a maneira orgânica e gratuita de usar plataformas de mídia social como o Facebook, Youtube ou o Twitter para comercializar seus negócios. E, assim como o SEO (Search Engine Optimization), o marketing orgânico de seus negócios nas mídias sociais exige muito mais tempo e esforço, mas, a longo prazo, pode gerar resultados muito mais baratos.

Publicidade de pesquisa paga.

Google, Bing e Yahoo permitem que você publique anúncios de texto em suas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa (SERPs). Esta é uma das melhores maneiras de segmentar clientes em potencial que pesquisam ativamente um produto ou serviço.

Otimização para mecanismos de pesquisa (SEO).

Se você não deseja pagar para aparecer nas SERPs, também pode usar o SEO para tentar classificar páginas ou postagens do blog em seu site organicamente. Você não precisa pagar diretamente por cada clique, mas a classificação de uma página geralmente leva bastante tempo e esforço.

Publicidade nativa.

Já chegou ao final de um artigo e viu uma lista de artigos sugeridos? Isso é publicidade nativa. A maioria das propagandas nativas se enquadram no marketing de conteúdo porque usa conteúdo para atrair cliques (“você nunca acreditará no que acontece a seguir!”). Freqüentemente, a publicidade nativa pode ser um pouco difícil de identificar, pois geralmente é misturada com recomendações de conteúdo não pago … mas esse é o ponto.

Como você pode ver na lista acima, existem estas e muitas maneiras diferentes de comercializar seus negócios on-line, é por isso que você precisa se capacitar, estudar muito para entender de todas estas estratégias e aplica-lás de forma certa.

5 diferenças do Marketing Digital para o Tradicional.

Métricas

Como o próprio nome diz, com as métricas podemos metrificar nossas ações na internet, podemos por exemplo saber exatamente quantas pessoas assistiram o vídeo que foi postado no canal do youtube, quantas pessoas visitaram seu site, de onde eles vieram, onde clicaram, quantos viraram seu cliente, estas são apenas umas mas existem bastantes formas de medir suas ações para que possa tomar uma atitude.

Agilidade

Quando fazemos uma campanha no Marketing Digital em pouquíssimos minutos sabemos se ela está indo bem ou mal, para assim mudarmos ou não a estratégia, já no Tradicional é bem difícil pois só saberemos se aquele panfleto que gastou-se uma grana deu resultado, dias, semanas ou meses depois, tendo assim um desperdício desnecessário.

Alcance

Como a internet é uma rede mundial, seu alcance pode ir além das fronteiras, pois depende de sua estratégia e do que pretende.

Segmentação

Dependendo de sua estratégia pode-se atingir o público que deseja. Seus produtos ou serviços podem ser fantásticos, mas se não segmentar no mercado certo não conseguirá vendê-lo. Os clientes e marcados, trazem preferências, necessidades e expectativas diferentes uns dos outros.

Interativo

O Marketing Digital é muito interativo, não só você fala para as pessoas, mas as pessoas falam com você, como? Te respondendo nos comentários, assistindo e curtindo seus vídeos. É muito importante ver o feedback do seu trabalho, ver o que as pessoas estão comentando e respondê-las, pois ajuda a direcionar seu caminho, ouvir seu cliente é fundamental para o sucesso do seu negócio, diferente do Tradicional que apenas um lado expõe sua idéia e o outro só assisti.

 

Se ficou interessado neste assunto recomendo ler mais alguns artigos como este, veja no link abaixo.

https://andersonvalente.com/

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×