15/03/2021

Oficinas fortalecem a construção coletiva do novo sistema da Educação Profissional e Tecnológica (EPT)

A Setec está coordenando os trabalhos para implantação de um novo sistema simplificado que faça a integração dos dados da EPT.

Iniciaram ontem (11) as oficinas para os usuários do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec). A iniciativa integra uma das etapas do projeto de reestruturação do sistema, coordenado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC. O projeto do novo Sistec tem como objetivo a modernização e a construção, de forma participativa, de um sistema informatizado, simplificado e que integre os dados no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Os trabalhos acontecem em parceria com o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca de Minas Gerais (Cefet-MG) e com o Núcleo de Pesquisa e Extensão da UNB (Next-UNB), tendo sido iniciados em setembro de 2019, por meio de um mapeamento que permita otimizar os processos em um novo formato de sistema.

As oficinas acontecem nos dias 11 e 12 de março, e contam com a participação de pesquisadores das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e gestores e profissionais que atuam na operacionalização do Sistec nos Conselhos Estaduais de Educação (CEE) e Secretarias Estaduais de Educação (Seduc). A iniciativa visa o fortalecimento do diálogo entre as instituições estimulando a construção coletiva do novo Sistec.

A diretora de Políticas e Regulação da Educação Profissional e Tecnológica, Marilza Machado Gomes Regattieri, ressaltou que o momento das oficinas é importante para apresentar os resultados do redesenho de processos, após a fase de captação e diálogo junto às instituições. “A Setec está trabalhando, desde setembro de 2019, no projeto de desenvolvimento do novo sistema de gestão da educação profissional e tecnológica. O objetivo é redesenhar e otimizar os processos de regulação, organização e divulgação de informações, geração de indicadores, supervisão, avaliação, acompanhamento e gestão de cursos e instituições no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT)”, analisou.

O Sistec, institucionalizado em 2009, é o principal sistema de gestão de dados da EPT no Brasil, e o maior sistema do MEC. A nova proposta de sistema também trará, de forma bem estruturada, os indicadores da EPT, aprimorando as informações na nova ferramenta a ser disponibilizada. “Os sistemas de informação hoje são indispensáveis, precisamos de um sistema que nos dê confiabilidade e que os dados traduzam informações para tomada de decisão dos gestores e para o planejamento de políticas públicas”, afirmou o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Wandemberg Venceslau.

Sistema gerencial das unidades de ensino

Atualmente o sistema é utilizado por todas as redes de ensino federal, estadual, distrital e municipal, contemplando inclusive as instituições de ensino públicas e privadas. Além desses também utilizam o Sistec os Serviços Nacionais de Aprendizagem (SNA), as escolas militares, as escolas técnicas de saúde, as escolas técnicas e as Instituições Privadas de Ensino Superior (IPES) dentre outros. Todas as unidades de ensino credenciadas para oferta de cursos técnicos de nível médio devem se cadastrar no Sistec e registrar seus cursos e alunos.

Durante o evento, o professor Paulo Henrique de Souza, apresentou a metodologia utilizada para a construção e redesenho do novo sistema e ressaltou a importância da interação com as redes de ensino. “Hoje estamos compartilhando os resultados dessa jornada e iniciando uma etapa nova de colaboração, onde mostraremos os resultados objetivos e pediremos a manifestação dos colegas para analisarem essa parte que foi elaborada do novo Sistec”, disse.

O coordenador-geral da Subsecretaria de Tecnologia da Informação do MEC, Márcio Cunha, também apresentou as fases de desenvolvimento do novo sistema e destacou as mudanças internas na Subsecretaria de Tecnologia da Informação (STIC) que foram necessárias para que o novo Sistec se tornasse realidade. Ainda segundo ele, todos os esforços estão voltados para que a entrega ocorra ainda esse ano. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da SETEC - 12.03.2021

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×