19/06/2017

Ordem e Progresso

Por Wolmer Ricardo Tavares – Mestre em Educação e Sociedade, Escritor, Palestrante, Articulista, Colunista, Docente, Consultor de Projetos Educacionais e Gestão do Conhecimento na Educação – www.wolmer.pro.br

 

O Brasil está passando por uma crise que tem a sua origem na total ausência moral de nossos políticos.

A reforma no ensino médio justifica por si só a retirada de disciplinas que fazem nossos alunos pensarem, e para muitos políticos o pensar poderá acarretar em sérios problemas, principalmente porque quem pensa, não se deixará ser manipulado.

Falta em nosso povo o amor a pátria e um melhor entendimento de nossa história, começando por nossa bandeira, cujo lema é Ordem e Progresso.

Este lema foi inspirado pelo movimento positivista tendo como principal representante o pensador Augusto Comte que em uma celebre frase ressaltava "o amor por princípio e a ordem por base, o progresso por fim", frase esta em nossos dias, totalmente sem uma semântica.

Ele queria conduzir a sociedade ao caminho da unidade cuja paz garantiria o progresso, mas sem a ordem isso não seria possível.

Lagar, Santana e Dutra (2013, p.18) citam Vasconcelos no livro  Conhecimentos Pedagógicos para Concursos Públicos. 3. ed. publicado por Gran Cursos, e de acordo com os autores, segundo Comte

a sociedade apresenta duas leis fundamentais: a estática social e a dinâmica social. De acordo com a lei da estática social, o desenvolvimento só pode ocorrer se a sociedade se organizar de modo a evitar o caos, a confusão. Uma vez organizada, porém ela pode dar saltos qualitativos, e nisso consiste a dinâmica social. Essas duas leis são resumidas no lema ‘ordem e progresso.

 

         Dito isso, podemos entender que nos encontramos em pleno caos político. Encontramo-nos em uma terra de ninguém, o que torna essa singela frase Ordem e Progresso em nossa bandeira motivos para anedotas, isso porque a desordem impera e o progresso não existe, uma vez que encontramo-nos na inércia da iniqüidade e quem poderia impor a ordem, também encontra-se maculado pela corrupção.

         A educação deve buscar como base, conceitos sociológicos para que nossos alunos possam pensar fora da caixa, entender os "porquês" dos problemas sociais e perceber que o Brasil tem solução, e será na sociologia que tais conceitos serão entendidos, pois ela é uma ciência que estuda os problemas sociais, buscando um melhor entendimento e meios de resolve-los, e se analisarmos, constataremos que a nossa política é realmente um problema social.

         Vamos entender melhor com um simples exemplo da Lava Jato. Se tivéssemos 5 políticos envolvidos, isso não seria visto como um problema político, apenas desvio de caráter destes cinco representantes do povo. Poderia ser considerado algo, entretanto, para se ter uma base do tamanho do problema social que estamos enfrentando, o Ministro do Supremo Tribunal Federal mandou investigar  8 ministros, 24 senadores, 39 deputados e 3 governadores.

         É muita gente sem índole e sem moral. Cabe ressaltar que isso representa apenas a ponta de um iceberg, pois ainda tem muita podridão nesta política e será por meio da educação que este problema social deixará de acontecer, pois alunos esclarecidos não serão enganados por políticos demagogos.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×