14/10/2016

Orgulho em ser Professor

Por Wolmer Ricardo Tavares – Mestre em Educação e Sociedade, Escritor, Palestrante, Articulista, Colunista, Docente, Consultor de Projetos Educacionais e Gestão do Conhecimento na Educação – www.wolmer.pro.br

 

            Apesar da negligência e dos descasos do Estado com a classe de professores, somos os profissionais formadores do destino e não podemos aceitar os desmandos que este Estado corrupto impõe.

            Somos profissionais completos, sempre prontos para uma formação continuada associada ao processo de melhorias das práticas pedagógicas que visem sempre uma educação como prática libertadora, fazendo do educando um agente protagonista.

            Pegamos pedras brutas e lapidamos para que se transformem em verdadeiros diamantes que são os profissionais a comporem tanto a base quanto o topo da pirâmide social, como juízes, advogados, médicos, técnicos e demais profissionais que se fazem necessário para o desenvolvimento dessa nação.

            Dominamos a arte de despertar nas pessoas e a capacidade de mudar, melhorar e de se transformar, buscando sempre o melhor em cada um, fugindo a domesticação subalterna instituída pelo Estado manipulador e fomentando a busca pelo conhecimento que faça deste educando um agente transformador.

            Somos chamados mestres, docentes, professores (as) e tios (as), mas com ou sem títulos, seremos sempre educadores ensinando, levando a aprendizagem que será revertida futuramente em realidade promissora ao nosso educando.

            Educar é criar vínculo com o educando através de uma escuta pedagógica e usar da empatia para auxiliá-lo na sua construção como ser integrante da sociedade para que esta não o exclua nas tomadas de decisão.

            Nós professores transformamos vidas e não somos apenas agentes de transmissão de informação, isso porque trabalhamos a educação como transformação da sociedade e não reprodução dessa sociedade que desconhece o valor do professor, colocando-o como um agente secundário no processo ensino-aprendizagem, tirando dele, toda e qualquer autoridade em seu ambiente de trabalho.

            Nós educadores oferecemos a nossos educandos o resgate a dignidade e a consciência já há tempos roubada por uma educação que se funda no controle de pensamento, criando seres ignóbeis aumentando assim, a massa de manobra para que o poder corruptor se mantenha.

            Nós professores deveríamos ajudar nossos alunos a pensar, criticar, estabelecer relações, justificar, argumentar e analisar, mas como fazermos isso se o Estado impõe cortes e conhecimentos manipulados baseados em falácias?

            Em nossa atual educação, estamos idiotizando cada vez mais nossos educandos e para completar, os pais tem auxilado nesta idiotização sendo omissos em suas funções e atribuindo também aos professores a formação de caráter de seus filhos, caráter que falta na maioria destes pais.

            Representamos a classe mais apedrejada na sociedade. Políticos sem caráter e sem valores morais, com seus discursos recheados de estultices, manipulam uma sociedade de néscio formada por eles mesmos.

            Parafraseando Darci Ribeiro, nunca tivemos uma crise na educação. O que temos na educação pública hoje, é apenas o reflexo de um projeto almejado por estes políticos que se tornaram a escória de toda nossa sociedade, visto que neles estão estupradores, assassinos, traficantes, corruptos e demais vícios e maldades que um ser humano pode ter.

            Para fundamentar o que foi dito, faça um teste, contem quantos políticos temos nas câmaras, senado e congresso, e destes, quantos têm caráter ilibado.

            A classe de professores precisa ser mais unida e perceber que são os profissionais mais importante da sociedade e por isso, não podemos deixar de carregar em si uma marca que é a estranha mania de ter fé na vida.

            Como dizia Cecília Meireles ser educador é:

é ter o coração para se emocionar diante de cada temperamento

é ter imaginação para sugerir.

é ter conhecimentos para enriquecer os caminhos transitados.

Saber ser poeta para inspirar

            Professores, sejam poetas para inspirar e encantar seus educandos e que não se calem diante das opressões e barbáries cometidas pelos governantes quando reivindicarem seus direitos, e que tenham a consciência tranquila, pois apesar de todas as profissões passarem pelas mãos de um professor, o caráter e educação de valores é incumbência da família, por isso tantos corruptos.. 

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×