Panorama da Permanência e Êxito no Campus São Vicente-IFMT: Entraves e Desafios
Panorama da Permanência e Êxito do Campus São Vicente-IFMT: Entraves e Desafios
Silvia Diamantino Ferreira de Lima PPGEN -IFMT– silvia.lima@svc.ifmt.edu.br
Edione Teixeira de Carvalho PPGEN -IFMT– edione.carvalho@svc.ifmt.edu.br
Resumo:
Este trabalho tem por objetivo mostrar o panorama da permanencia e êxito dos estudantes do Ensino Médio Técnico de uma instituição da rede federal de ensino no estado de Mato Grosso em comparação aos índices nacionais no recorte do ano de 2014. Através da análise dos resultados dos níveis de sucesso escolar, permanência e êxito, bem como os índices de fracasso escolar, reprovação e abandono, podemos ter um panorama da instituição, objeto desta pesquisa, em comparação com os resultados nacionais. Este estudo preliminar faz parte dos dados de uma investigação científica sobre as concepções de avaliação dos professores que atuam no Ensino Médio desta instituição numa visão diagnóstica dos entraves e desafios para cumprir a finalidade da escola que é o ensino e, através deste, promover a ascensão social e intelectual dos discentes.
Palavras-chave: aprovação; reprovação; permanência; êxito; avaliação.
Abstract:
This study aims to show the panorama of the permanence and success of students of the Technical High School of an institution of the federal education network in the state of Mato Grosso in comparison to the national indices in the cut of the year of 2014. Through the analysis of the results of the levels of school success, permanence and success, as well as the indexes of school failure, disapproval and abandonment, we can have an overview of the institution, object of this research, in comparison to the national results. This preliminary study is part of the data of a scientific investigation about the conceptions of evaluation of the teachers that work in the High School of this institution in a diagnostic vision of the obstacles and challenges to fulfill the purpose of the school that is the teaching and through this, to promote the ascent social and intellectual development of students.
Keywords: approval; reprobation; permanence; success; evaluation.
1 Introdução
A realidade da educação brasileira atual comprova que a escolarização avançou muito no atendimento quantitativo do Ensino Médio. Houve um aumento da demanda de estudantes atendidos nesta modalidade de ensino, considerando os jovens de 15 a 17 anos já atinge patamares de 82,6%, segundo o Ministério da Educação - MEC. Porém a matrícula destes jovens não é garantia de êxito no processo de escolarização, o governo através do SAEB- Sistema de Avaliação da Educação Brasileira, estabeleceu os parâmetros de avaliação para mensurar a proficiência dos estudantes em várias áreas de conhecimento a partir da Prova Brasil, no Ensino Fundamental e do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) no Ensino Médio, sendo este especificamente a porta de entrada para as principais universidades brasileiras. Várias críticas são externadas a este modelo, pois estas avaliações externas acabam por ditar às escolas os currículos a serem trabalhados nos Componentes Curriculares. A finalidade da escola é ensinar e para cumprir este compromisso é necessário rever todo o contexto, desde a formação dos professores até as metodologias de ensino e a eficiência dos sistemas educacionais. Para isto é necessário mudanças estruturais, “a adoção de um currículo concreto e vivo que garanta a permanência do estudante no sistema escolar, eliminando e impedindo o processo de exclusão representado pela evasão e repetência” (HORA, 2006, p.80).
O fracasso escolar, que aqui definiremos como a reprovação e a evasão dos estudantes da escola, é um problema grave e é necessário compreender este fenômeno para buscar soluções para garantir a permanência e o êxito na escola. Os índices comprovam que o Ensino Médio é um grande gargalo da educação brasileira; e, portanto, alvo das atuais políticas intituladas como: “Novo Ensino Médio”, isso explica, com certeza, as tentativas de superar este panorama de fracasso escolar desta etapa de ensino.
A partir das ações metodológicas assumidas, busca-se comparar os dados dos resultados do ano letivo de 2014 da escola, universo desta pesquisa, com os dados de âmbito nacional e, através de uma análise criteriosa e extremamente isenta de subjetividade, espera-se identificar um diagnóstico inicial e norteador de contribuições para uma reflexão sobre os aspectos que influenciam o fracasso escolar, ou seja a reprovação e a evasão escolar dos jovens estudantes do Ensino Médio.
2 Panorama da Permanência e Êxito
O Campus São Vicente IFMT oferta Ensino Médio Técnico e Ensino Superior e há 73 anos destaca-se pela educação de jovens nas Ciências Agrárias. Já foi Escola de Artífice, Escola Técnica, e CEFET; e hoje faz parte da Rede Federal de Ensino instituída pela Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. E que cria os Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia. As informações do gráfico abaixo nos subsidiarão nesta análise:
Gráfico 1- Reprovação, Abandono e Aprovação do Ensino Médio - 2014
Fonte: Organizado pela autora da pesquisa 2017. [1]
O gráfico demonstra que o Campus São Vicente tem índice de reprovação maior do que a média nacional, tomando por base o 1º ano do Ensino Médio, no ano de 2014 e que a taxa de abandono é igual da média nacional. Estes números devem gerar um debate interno em busca de soluções para garantir não somente o ingresso, mas a permanência e o êxito destes estudantes no Ensino Médio Técnico. Um outro fator preocupante é que o ingresso nesta instituição se dá através de processo seletivo onde o conhecimento nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática definem os ocupantes das 180 vagas anuais ofertadas. O Campus São Vicente faz parte dos 17 outros campi no estado de Mato Grosso, o IFMT em atendimento à Nota Informativa 138/2015 e ao Acórdão 506/2013 que indicou que a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica instituísse, em parceria com os Institutos Federais, um plano[2] voltado ao tratamento da evasão na Rede Federal de ensino.
O reitor do IFMT instituiu uma Comissão Interna de Sistematização e Elaboração do Plano Institucional de Ações de Permanência e Êxito dos Estudantes do instituto. Através da análise o resultado de pesquisa realizada com 6205 (Seis mil duzentos e cinco) indivíduos da Comunidade Escolar, entre: professores, estudantes, técnicos e egressos da instituição, sobre as principais causas da reprovação, apontam que a falta do hábito de estudos, as dificuldades relativas à formação anterior e a desmotivação para os estudos são fatores mais relevantes que influenciam na retenção/reprovação dos estudantes.
3 Considerações Finais
As avaliações externas não conseguem perceber alguns aspectos fundamentais que interferem sobre a permanência e êxito dos estudantes. Contudo, no interior da escola, onde a finalidade da avaliação escolar é a de promover a aprendizagem, prevalece o caráter classificatório e excludente, como afirma Villas Boas (2014 p.28): “A avaliação é um meio de incluir ou excluir o aluno da escola e dos estudos”. Este caráter classificatório e excludente se reflete nos dados numéricos sobre a reprovação e altos índices de abandono da escola pelos estudantes do Ensino Médio em todo o país, e na escola, foco deste trabalho, não é diferente.
Propor uma investigação cientifica sobre as concepções de avaliação dos docentes que estão imergidos neste panorama institucional se faz imprescindível, porque não há práticas pedagógicas desprovidas de concepção de aprendizagem, e nenhuma ação pedagógica detém neutralidade, ainda que os professores possam negar que são de alguma corrente epistemológica.
A partir deste pressuposto, compreende-se que investigar as formas de avaliação adotadas no processo educativo é manifestar as formas de pensar sobre o processo de ensino aprendizagem.
4 Referências Bibliográficas
BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 30/12/2008.
ECO, Humberto. Como se faz uma tese em ciências humanas. Lisboa: Ed. Presença, 1977
FAZENDA, Ivani. Metodologia de Pesquisa Educacional. São Paulo, Ed. Cortez, 1997.
HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre, Ed. Mediação, 2001.
HORA. Dinair Leal. Democracia, Educação e Gestão Educacional na Sociedade Brasileira Contemporânea – Eccos – Revista Científica, São Paulo, v. 8, n.I, p. 65-87, jan./jun 2006.
LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 2002.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos, Avaliação: Concepção Dialética-Libertadora do Processo de Avaliação Escolar 17ª ed./ São Paulo: Libertad, 2007.
VILLAS BOAS, Benigna. Virando a Escola do Avesso por Meio da Avaliação. Campinas –SP, Ed. Papirus, 2014.
___________. Avaliação Formativa e Formação de Professores: Ainda Um Desafio. Disponível em: <http://avaliacaoelinguisticaaplicada.blogspot.com.br/2012/12/postagem-aula-5.html>. Acesso em 11 de Jul. 2016.
http://www.qedu.org.br/brasil/taxas-rendimento/rede-estadual/urbana?year=2014 acessado em 20/08/2016.