24/04/2014

Participantes do Micsul recebem capacitação em negócios

Curso aborda financiamento para exportação e mecanismos de apoio à comercialização internacional de bens e serviços culturais 

 

Como parte das ações para promover a participação de empreendedores criativos no I Mercado Cultural do Mercosul (Micsul), o Ministério da Cultura (MinC) e o Sebrae realizam capacitação para os 100 selecionados para o evento, que ocorre em maio, na Argentina. O curso será ministrado nos dias 24 e 25 de abril, na sede do Sebrae em Brasília (DF).

Além das presenças confirmadas, qualquer pessoa interessada também poderá acompanhar o curso pela internet, em link ao vivo. A programação começa nesta quinta-feira (24), às 9h, e terá abertura do secretário da economia criativa do Minc, Marcos André Carvalho, que fará uma apresentação sobre os incentivos aos empreendedores culturais promovidos pela pasta. Os participantes também receberão orientações sobre negócios criativos, detalhes sobre logística de apoio aos brasileiros que vão ao evento, funcionamento do estande do Brasil e informações gerais sobre o Micsul.

Entre 14h30 e 18h, o curso vai abordar temas como financiamento para exportação e mecanismos de apoio à comercialização internacional de bens e serviços culturais. Essa etapa contará com representantes do Banco do Brasil e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC).

Já no dia 25, a partir das 9h, representantes da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) devem tratar sobre o mercado do setor criativo no Mercosul. Entre 10h e 12h, um facilitador do Sebrae desenvolverá treinamento sobre como participar de rodadas de negócios internacionais. A ideia é orientar de forma prática como o empreendedor deve se posicionar antes, durante e após a rodada. Ao final, os participantes do curso ainda farão uma simulação de rodada de negócios para testarem as técnicas mais importantes.

I Micsul

Realizado pela Secretaria da Cultura da Argentina, o 1º Mercado de Indústrias Culturais do Sul (Micsul) é uma iniciativa dos Ministérios de Cultura de países da América do Sul (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela). O objetivo é estimular os negócios entre empreendedores, empresas de setores criativos, produtores e artistas e promover o intercâmbio de conhecimento, bens e serviços entre os países da região.

O evento será uma plataforma para empresas de pequeno e médio porte do setor criativo, e será realizado em Mar Del Plata (Argentina), de 15 a 18 de maio deste ano. Do Brasil, devem participar cerca de 100 empreendedores que atuam nos segmentos de artes cênicas, audiovisual, música, jogos digitais e aplicativos, design e literatura. O objetivo é exportar a cultura brasileira e estimular a criação de redes entre países sul-americanos.

Programação

24 de abril

9h às 9h30 - Apresentação institucional e iniciativa MinC de incentivo aos empreendedores criativos - Marcos André Carvalho, Secretaria da Economia Criativa

9h30 às 10h30 - Iniciativas de difusão internacional da cultura brasileira - André Maciel, Divisão de Operações de Difusão Cultural do Ministério das Relações Exteriores

10h30 às 11h - A importância do preparo dos empreendedores para o mercado internacional - Ana Clévia Guerreiro, gerente adjunta Sebrae Nacional

11h às 12h30 – Programação do MICSUL e a logística de participação no evento – Mariana Soares, Coordenadora –geral de Promoção e Difusão da Secretaria da Economia Criativa

13h às 14h30 – Almoço

14h30 às 15h30 – Financiamentos para exportação de serviços – Banco do Brasil

15h30 às 16h50 – Mecanismos de apoio a exportação de serviços – MDIC/SCS

17h – 18h - A importância do SISCOSERV e Nomenclatura Brasileira de Serviços – MDIC/SCS

25 de abril

9h às 10h – Apresentação Apex

10h às 11h – Como participar em rodada de negócios – Eraldo Ricardo dos Santos - Sebrae

Práticas e ferramentas que um vendedor/comprador deve levar em consideração quando for participar de uma rodada internacional de negócio.

Três momentos:

a) Antes da rodada [Material a preparar; pesquisas sobre comprador/vendedor];

b) Durante a rodada [Apresentação pessoal e dos produtos; Técnicas de exposição dos produtos; formas de negociação; cuidados jurídicos importantes; otimização do tempo na rodada]

c) Depois da rodada [Follow up, envio de amostras, listas de preços, contratos etc.]

11h às 11h30 – Conversa com empreendedores sobre sua experiência em rodadas.

Convidados: Guilherme Reis, diretor do Cena Contemporânea (Festival Internacional de Teatro de Brasília) e Coletivo Criolina.

11h30 às 13h – Simulação de uma rodada de negócios com os participantes – Eraldo Ricardo dos Santos – Sebrae

Fonte:  Ministério da Cultura

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×