Percepção dos Alunos Sobre a EAD em um Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Pública Municipal
Fernanda Silva Brandão Raposo
Juliano Schimiguel
Edilson Gomes Feitoza[1]
RESUMO
O objetivo deste trabalho foi captar e analisar a percepção dos alunos, nativos e imigrantes digitais participantes da educação a distância, em um curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Pública Municipal da Universidade Federal do Maranhão, que atende a 22 polos, em municípios com diferentes realidades sociais. A metodologia aplicada nesta pesquisa utilizou-se de dois procedimentos técnicos que foram a pesquisa bibliográfica baseada na obra de diversos autores como: Marina de Andrade Marconi e Eva Maria Lakatos, (2007) Richardson, Roberto Jerry (2008) dentre outros. Para dissertar sobre ensino a distância, usaram-se as ideias de renomados autores como Maria Luiza Belloni, (2006) (Frederic M. Litto, Marcos Formiga (2009), Carmem Maia e João Mattar (2007), John E. Freund & Gary A. Tamara Benakouche, Pierre Lévy, Alessandro Marco Rosini, dentre outros, na pesquisa de campo realizou-se coleta dos dados via aplicação dos questionários abertos e fechados e de múltiplas escolhas aos respondentes, registrando suas concepções, crenças e posturas.
Palavras-chaves: Educação a Distância. Tecnologia da Informação e Comunicação. Ensino Superior.