01/11/2003

Pesquisadores da USP participam de expedição científica no Atlântico Sul

O navio oceanográfico japonês Mirai está fazendo uma volta ao mundo sob o Trópico de Capricórnio (23° Sul), estudando o oceano: é o Projeto Beagle 2003. A professora Elisabete Santis Braga e o técnico Luiz Vianna Nonato, do Instituto Oceanográfico (IO) da USP, embarcam na próxima quinta-feira (6) no navio, onde farão o percurso de Santos, em São Paulo, até Cidade do Cabo, na África do Sul.

"Os resultados da expedição poderão contribuir para prever fenômenos e mudanças climáticas, como seca, chuvas e enchentes, facilitando decisões que amenizem seus efeitos", diz Elisabete. "Poderemos obter dados sobre o Oceano Atlântico Sul, importantes para as pesquisas no Brasil e na USP, além de trocar experiências com cientistas de outros países", conta a oceanógrafa.

Segundo o professor Édmo José Dias Campos, coordenador brasileiro do convênio entre a USP e o Centro Japonês de Ciência e Tecnologia Marinha (Jamstec), órgão que dirige e financia a expedição, "busca-se revisitar locais para verificar possíveis mudanças do oceano em relação a estudos anteriores". Estes estudos foram feitos em uma série de expedições de análise do Oceano Atlântico das décadas de 1980 e 1990, o World Ocean Circulation Experiment (Programa Woce).

Um dos principais aspectos a ser analisado é o transporte de carbono e nutrientes. "O oceano é um grande sorvedouro de carbono, o que possibilita diminuir o impacto do efeito estufa, o aquecimento global causado pelo excesso de dióxido de carbono na atmosfera", explica Elisabete. Por isso é importante conhecer melhor o ciclo do carbono e a participação do oceano nesse ciclo.
(AgênciaUSP).


Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×