20/05/2021

PNA visa levar os achados das ciências cognitivas para as salas de aula

A Política insere o Brasil no rol de países que escolheram a ciência como fundamento da elaboração de políticas de alfabetização.

APolítica Nacional de Alfabetização (PNA), implementada pelo Ministério da Educação (MEC) por meio da Secretaria de Alfabetização (Sealf), tem como proposta inserir o Brasil no rol de países que escolheram a ciência como fundamento na elaboração de suas políticas públicas de alfabetização.

Para isso, a PNA visa levar para a sala de aula os achados das ciências cognitivas e promover as práticas de alfabetização mais eficazes, de modo a criar melhores condições para o ensino e aprendizagem das habilidades de leitura e de escrita em todo o país.

Com a colaboração de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, além de especialistas de diversas áreas relacionadas à alfabetização, o MEC disponibilizou o Caderno da PNA, que traz uma gama de informações e esclarecimentos sobre essa política da alfabetização.

Além do Caderno, o MEC promove ações e programas no âmbito da PNA, que objetivam colaborar com famílias, professores, escolas, redes de ensino e poder público, no sentido de elevar a qualidade da alfabetização e combater o analfabetismo em todo o território brasileiro. O Tempo de Aprender e o Conta pra Mim, por exemplo, são programas que possuem diversos materiais voltados à alfabetização e ao aperfeiçoamento de profissionais da educação. 

Conheça os programas e as ações da PNA.

Acesse o Caderno da PNA.

Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da Sealf - 19.05.2021

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×