01/04/2022

Pnae apresenta políticas públicas brasileiras de alimentação escolar em evento virtual de Serra Leoa

Encontro ocorreu nesta terça-feira, 29 de março,

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), coordenado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), marcou presença na Visita de Estudos Virtual de Serra Leoa, que ocorreu nesta terça-feira, 29 de março. O encontro teve como objetivo fortalecer os projetos-piloto de alimentação com compras locais que estão sendo implementadas pelo Programa Mundial de Alimentos (WFP) e pelo governo de Serra Leoa, contribuindo ainda mais para a implementação da Política de Alimentação Escolar do país africano, lançada em 2021.

A Visita de Estudos teve como proposta a apresentação das políticas públicas de alimentação escolar no Brasil desenvolvidas pelo Pnae, que é referência internacional no tema. O programa brasileiro garante não só a oferta de uma alimentação saudável e variada a todos os alunos da educação pública, mas também a promoção de hábitos alimentares saudáveis, o que impacta os alunos e suas famílias.

A coordenadora-geral do Pnae, Karine Santos, apresentou o programa de alimentação escolar do Brasil. "Nossa visita virtual foi planejada para que de fato o país visitante possa conhecer a execução do Pnae, com seus avanços e desafios. Buscamos ainda o fortalecimento das capacidades técnicas dos países, seguindo os princípios da cooperação técnica internacional, com destaque para o benefício mútuo e a solidariedade", afirmou.

O encontro contou com a participação de autoridades de Serra Leoa e representantes dos Ministérios da Educação e das Relações Exteriores do Brasil, além de diretores e técnicos do FNDE e do WFP.

Intercâmbios Virtuais - Nos últimos anos, o Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil desenvolveu e pilotou um projeto chamado Intercâmbios Virtuais, que combina publicações, vídeos e um curso sobre alimentação escolar e programas de proteção social relacionados. Esse material é usado como base para o envolvimento remoto do Centro de Excelência com países parceiros.

A ferramenta central desse projeto é a Visita de Estudos Virtual: Brasil. A visita é baseada em uma série de vídeos, cada um com foco em um tópico relacionado ao Programa Nacional de Alimentação Escolar. Saiba mais sobre os Intercâmbios Virtuais aqui.

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações do FNDE - 31.03.2022

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×