26/11/2018

POLÍTICAS PÚBLICAS DE ATIVIDADES FÍSICAS DESENVOLVIDAS NA CIDADE DE PANAMBI-RS – UMA VISÃO DE GESTORES E PROFISSIONAIS

POLÍTICAS PÚBLICAS DE ATIVIDADES FÍSICAS DESENVOLVIDAS NA CIDADE DE PANAMBI-RS – UMA VISÃO DE GESTORES E PROFISSIONAIS

 

Nicolas Walter Kolling[1]; Alisson Prado Stochero[2]; Eduardo Osterkamp[3]; Marília de Rosso Krug[4]

 

RESUMO

 

O objetivo principal deste estudo é analisar as políticas públicas de atividade física na promoção da saúde da cidade de Panambi - RS. Identificar a realidade administrativa, profissional e populacional, bem como as dificuldades e benefícios do projeto existente, visando uma melhor compreensão sobre as políticas públicas em andamento. Foram entrevistados uma gestora do projeto academia da saúde, e dois professores de educação física que atuam na elaboração e ministram as aulas do projeto. As entrevistas se deram por meio de questionário estruturado com perguntas direcionadas aos gestores e aos professores. Percebeu-se que há falta de projetos de políticas públicas, principalmente voltadas ao público infantil, abaixo de 18 anos. Dentre as dificuldades para os gestores e profissionais responsáveis, constatou-se a necessidade de aumentar o número de polos, de profissionais que atuam com a realização das atividades físicas, e assim atingir uma quantidade ainda maior da população Panambiense. Além de atingir o público mais jovem, como adolescentes e crianças.

 

PALAVRAS-CHAVES: Políticas Públicas; Atividade Física; Promoção de Saúde

 

 

INTRODUÇÃO

 

 

            Um dos maiores problemas causados pelo sedentarismo é o desencadeamento de um processo de regressão funcional, ou seja, um fenômeno associado a atrofia das fibras musculares e a perda de flexibilidade articular, além do comprometimento funcional de vários órgãos. O sedentarismo também pode levar a doenças como hipertensão arterial, diabetes, obesidade, ansiedade, aumento do colesterol, infarto do miocárdio, além de ser considerado o principal fator de risco para a morte súbita (TANESE, 2012).

            Entretanto, sabe-se que, nas sociedades urbanas modernas, níveis adequados de atividade física, somente são mantidos quando uma forte motivação está continuamente presente; quer dizer, quando o indivíduo percebe os benefícios desse comportamento como de grande valor para sua vida, superando as dificuldades para realizar tais ações, e quando as forças sociais oferecem mais facilitadores do que barreiras (NAHAS, 2003).

A relação atividade física e saúde vem sendo citada de forma enfática no que diz respeito à qualidade de vida, e tem sido incorporada ao discurso da Educação Física e das ciências da saúde. A maior expressão está na relação positiva estabelecida entre atividade física e saúde e melhores padrões de qualidade de vida.

            As políticas públicas de saúde são ações que tem por objetivo primordial a promoção da saúde da população com a integração e a construção de parcerias com os órgãos federais, as unidades da Federação, os municípios, a iniciativa privada e a sociedade como um todo, de acordo com o Ministério da Saúde (BRASIL, 2009). A promoção da saúde é uma estratégia de articulação transversal na qual se confere visibilidade aos fatores que colocam a saúde da população em risco e às diferenças entre necessidades, territórios e culturas presentes no nosso país, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e para o exercício da cidadania.

            Desta forma justifica-se o presente estudo que teve como objetivo analisar a percepção dos gestores e dos profissionais de Educação Física sobre o projeto da academia da saúde que faz parte das políticas públicas de atividade física na promoção da saúde da cidade de Panambi - RS.

 

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

 

Este estudo caracterizou-se como uma pesquisa descritiva, pois descreve as políticas públicas de atividade física na promoção da saúde no município de Panambi - RS. Segundo Raupp e Beuren (2006) e Gil (2007), a pesquisa descritiva preocupa-se em observar os fatos, registrá-los, analisá-los, classificá-los e interpretá-los, e o pesquisador não interfere neles.

Participaram do estudo Gestores e Profissionais de Educação Física, que participam do projeto de Políticas Públicas do município de Panambi – RS.

Como instrumento de pesquisa foi utilizado uma entrevista estruturada a qual abordou a perspectiva dos gestores e dos profissionais de educação física envolvidos nas políticas públicas de atividade física, na promoção da saúde, existentes no município e detalhes referentes ao funcionamento das mesmas.

Os dados foram interpretados a partir da análise de conteúdo.

 

 

RESULTADOS E DISCUSSÕES

 

 

            Para obtenção dos resultados foi utilizada uma entrevista estruturada com a gestora do projeto academia da saúde e com os dois profissionais de educação física que trabalham nele, realizada na secretaria Municipal de Saúde e Farmácia Municipal de Panambi. O projeto academia da saúde é um projeto criado e elaborado pelo Ministério da Saúde da Atenção Básica em parceria com a Prefeitura Municipal de Panambi, e tem como objetivo, na visão da gestora, promover a prática de atividade física em toda população da cidade de Panambi. De acordo com a gestora o projeto está em pleno funcionamento, e um grande número de pessoas que, preocupadas em promover saúde e ter uma melhor qualidade de vida, estão realizando atividades físicas orientadas por Profissionais de Educação Física do Município, que elaboram programas de acordo com as necessidades e condições físicas do grupo participante. A partir da entrevista com a gestora encontramos como principal ponto positivo do projeto contribuir para a promoção da saúde e produção do cuidado e de modos de vida saudáveis do povo. Ainda tem como ponto positivo aumentar o índice de atividade física da população de Panambi, com ampliação e valorização dos espaços públicos de lazer, promovendo a saúde de modo a favorecer uma vida saudável, melhorando assim a qualidade de vida da população Panambiense.

A gestora relata que dificuldades na gestão da construção de obras públicas são comuns na maioria dos municípios brasileiros, falta de planejamento, de fiscalização, fraudes, falta de competência técnica nas prefeituras e secretarias municipais para a gestão das etapas que envolvem a construção de estruturas físicas acontecem com certa frequência, mas que apesar disso, no município de Panambi o projeto tem funcionado de maneira satisfatória atendendo cerca de 300 pessoas. Uma das principais importâncias do projeto é ter o potencial de ampliar a participação de grupos que, de modo geral, não são captados totalmente pelos outros serviços de saúde do município, de ser socialmente inclusivo, e proporcionar maior qualidade de vida para a população.

As dificuldades e pontos negativos apontados pela gestora incluem a inclusão de crianças e adolescentes nos programas de atividade física, e que seria de fundamental importância para melhorar o projeto existente encontrar alternativas para atingir diferentes ciclos de vida: crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.

Na entrevista com os dois professores de educação que trabalham com a realização das atividades físicas no projeto academia da saúde, foram abordadas questões em relação a realização das atividades do projeto. Evidenciamos que o projeto está sendo realizado em diversos horários ao longo do dia, de segunda-feira a quinta-feira, e as atividades acontecem em turmas diferentes na maioria dos bairros da cidade. As aulas acontecem de acordo com o planejamento de cada professor, que elabora sua aula de acordo com as potencialidades, necessidades e dificuldades de cada grupo. Mas de maneira geral as aulas são de ginástica geral; ginastica aeróbica; pilates e ou caminhadas.

Em relação aos pontos positivos levantados pelos dois professores encontramos que a promoção da saúde e produção do cuidado e de modos de vida saudáveis do povo é um ponto positivo em destaque na resposta de ambos os professores. E com relação a importância do projeto levantamos o dado de que promover práticas corporais e atividades físicas, promoção da alimentação saudável, educação em saúde, além de contribuir para a produção do cuidado e de modos de vida saudáveis e sustentáveis da população, é um dos aspectos mais importantes do projeto.

            Sobre os pontos negativos e as possíveis melhorias que podem ser realizadas no projeto, a resposta dos professores versou sobre ampliar o projeto existente, aumentar o número de polos, de profissionais que atuam com a realização das atividades físicas, e assim atingir uma quantidade ainda maior da população Panambiense. Além é claro, de atingir o público mais jovem, como adolescentes e crianças.

 

 

CONCLUSÃO

 

 

A cidade de Panambi vem se desenvolvendo no aspecto “Saúde/Esporte” e vemos isso no grande grupo de pessoas que buscam por atividades físicas com o objetivo de ter uma melhor qualidade de vida. Apesar de ter dificuldade na gestão da construção de obras públicas voltadas para prática de atividades físicas, o município conta com áreas de lazer que estimulam a população a ter hábitos de vida mais saudáveis.

O programa em sua totalidade é bem organizado, com diversos horários e turmas abrangendo vários núcleos da cidade podendo assim, diversificar e aumentar a socialização entre as pessoas.

Como é um dos objetivos do projeto promover a qualidade de vida, podemos ver que tem se cumprido este objetivo, estimulando diversos novos hábitos de vida saudável, combatendo o sedentarismo e melhorando a saúde da população panambiense.

Devido a uma grande procura por esse tipo de atividade e também ao sucesso dos projetos existentes, nota-se a necessidade do incentivo a novos projetos, destinando investimento para estruturas, profissionais e materiais, gerando maior abrangência da população local.

 

 

REFERENCIAS

 

 

NAHAS MV. Atividade física, saúde e qualidade de vida Londrina: Midiograf 3ª Ed. p.180-181.2003

 

TANESE, Viviane. Vida sedentária deve ser combatida desde a infância, 2012 Disponível em: http://delas.ig.com.br/vida-sedentaria-deve-ser-combatida-desde-a-infancia/n1237496359621.html.Acesso em 05 outubro 2018.

 

RAUPP, Fabiano Maury; BEUREN, Ilse Maria. Caracterização da Pesquisa em Contabilidade. In: BEUREN, Ilse Maria (Org.). Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

 

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

 

BRASIL. O SUS no seu município garantindo saúde para todos. 2. ed. Brasília–DF, 2009.

 

[1]Acadêmico do Curso de Educação Física Bacharelado da Universidade de Cruz Alta – E-mail: nicolasfies@hotmail.com  

[2]Acadêmico do Curso de Educação Física Bacharelado da Universidade de Cruz Alta – E-mail: stochero_10@hotmail.com

[3]Acadêmico do Curso de Educação Física Bacharelado da Universidade de Cruz Alta – E-mail: eduardoosterkamp@hotmail.com

[4]Professora Drª do Curso de Educação Física da UNICRUZ. E-mail: mkrug@unicruz.edu.br

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