15/05/2020

Portal de Periódicos reúne o melhor da produção científica mundial

Este texto abre uma série de 10 matérias comemorativas dos seus 20 anos e conta a história da primeira década da biblioteca virtual que oferece o melhor da informação científica internacional às instituições de ensino e pesquisa no Brasil.

Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), oficialmente lançado em 11 de novembro de 2000, surgiu junto com as primeiras bibliotecas virtuais, acompanhando o processo de digitalização das editoras internacionais. Negociando diretamente com esses grupos, a CAPES passou a centralizar e adquirir conteúdo digital, oferecendo-o às instituições de ensino superior (IES) e pesquisa no Brasil.

Em julho de 2001, o Portal passou a ser gerido por uma regulamentação específica e as instituições assinaram um termo de compromisso, responsabilizando-se por cumprir o Regulamento do Programa e as Normas para uso das publicações eletrônicas disponíveis ali. Nesse mesmo ano os treinamentos começaram a ser oferecidos a bibliotecários e profissionais responsáveis por multiplicar a informação nas universidades.

Para aperfeiçoar o sistema, em 2002, foi criado o Banco de Teses da CAPES, uma base de dados que tornava possível a recuperação dos resumos das teses e dissertações defendidas nos Programas de Pós-Graduação (PPGs) do Brasil desde 1987. No ano seguinte, o Portal de Periódicos estabeleceu parcerias com instituições como a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e o Consórcio de Periódicos Eletrônicos (Copere).

Com 8.500 periódicos em texto completo e 90 bases referenciais, em 2004 o Portal já contava com 133 instituições participantes e passou a ter um espaço para notícias de interesse da comunidade acadêmica. O ano de 2005 foi marcado pelo início do recebimento de periódicos nacionais, classificados nos níveis A e B pelo Qualis da CAPES, dando maior visibilidade à produção científica nacional, e, em 2006, passou a integrar o programa Library Links, ferramenta do Google Acadêmico na qual é possível identificar nos resultados de pesquisa os documentos disponíveis no Portal. Nesse mesmo ano, os treinamentos passaram a ser oferecidos também para alunos, professores e pesquisadores.

Com um significativo aumento dos produtos oferecidos e uma demanda crescente de utilizadores, tornou-se necessário atualizar o Portal. Assim, em 2007, uma versão mais completa desta importante biblioteca virtual foi desenvolvida a partir de uma parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Entre as melhorias apresentadas, estava a ferramenta de metabusca, que permite aos usuários consultar diferentes bases de dados a partir de uma única pesquisa por autor, assunto ou palavra-chave.

Em 2008, o Brasil atingiu a 13ª posição no ranking mundial de produtividade científica, resultado do trabalho conjunto entre governo, universidades e centros de pesquisa atuantes na pós-graduação. A partir do incentivo à pesquisa, à formação de recursos humanos e ao conhecimento, oferecido mundialmente pelo Portal de Periódicos, a CAPES teve uma importante participação nessa conquista. Naquele ano o Portal registrou mais de 60 milhões de acessos, entre textos completos baixados e consultas às bases de dados.

O número de instituições participantes do Portal chegou a 308 em 2009, por ocasião do lançamento oficial do leiaute e do conteúdo da versão atual. No mesmo ano, as instituições passaram a ter acesso à base Journal Citation Reports (JCR), ferramenta que calcula o número de citações atribuídas pela comunidade acadêmica a artigos dos periódicos e atribui o fator de impacto de uma revista científica.

Fechando sua primeira década, foi lançada uma edição especial da Revista Brasileira de Pós-Graduação (RBPG) com o título “Dez anos do Portal de Periódicos da CAPES: histórico, evolução e utilização”. Nesse mesmo ano, marcando ainda mais sua importância na história do conhecimento, o Portal se tornou provedor de serviços da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), formada por instituições brasileiras de ensino e pesquisa.

O acervo do Portal de Periódicos chegou a 26.372 títulos com textos completos e 130 bases referenciais e de resumos, em 2010. Além disso, a quantidade de instituições participantes subiu para 311, consolidando uma das maiores bibliotecas virtuais do mundo, oferecendo conteúdos fundamentais para a pós-graduação e a pesquisa brasileiras.

Redação CCS/CAPES - 14.05.2020

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×