Práticas do Mercado Corporativo Ganham as Salas de Aulas
Mentoring e counselling estimulam novas habilidades na formação dos alunos na educação infantil
Coaching, mentoring, counselling são jargões comuns, atualmente, no mercado corporativo, justamente por reunirem metodologias que estimulam o desenvolvimento de habilidades e atitudes valorizadas em qualquer profissional. Mas como adaptar esses conceitos para o ambiente escolar, permitindo uma vivência pedagógica atual e contribuindo para a formação integral e dinâmica dos alunos?
A coordenadora Ana Carolina Nalini desenvolveu atividades como a “friendship pizza” e a “friendship soup”: os alunos montam “receitas” com ingredientes que representam os valores, as atitudes e habilidades a serem desenvolvidas, como liderança, iniciativa, criatividade, autoconhecimento, desenvolvimento pessoal, formação cidadã, empatia, olhar para o outro, etc. “Por meio de uma atividade lúdica, eles conseguem compreender de forma mais fácil e profunda as diferenças entre simpatia e empatia, por exemplo, e o que eles precisam observar no outro para ajudá-lo”, afirma Ana Carolina, coordenadora do programa bilíngue da Escola Bilíngue Pueri Domus, unidade Itaim.
Estimular o trabalho com habilidades socioemocionais e valores éticos desde cedo promove o amadurecimento pessoal, estimula a iniciativa e criatividade e incentiva atitudes de liderança e formação cidadã. Todos esses eixos serão abordados de maneira transdisciplinar, somados às disciplinas de Mentoring no Fundamental 1 e Counseling no Fundamental 2, por meio de jogos, literatura, dinâmicas de grupo, etc.
“Nosso objetivo é produzir pensamento crítico de forma responsável e criativa e estimular o desenvolvimento de outras competências desejáveis como o trabalho colaborativo e a autonomia”, finaliza Ana Carolina.