30/09/2020

Prazo de oferta de bolsas remanescentes termina quarta-feira

Inscrição para o processo seletivo de bolsas remanescentes começou dia 15

Os candidatos interessados em disputar as vagas ofertadas no processo de seleção de bolsas remanescentes do Programa Universidade para Todos (Prouni) para o 2º semestre de 2020 terão até às 23h59 desta quarta-feira (30), para se inscreverem na página do Prouni.

O prazo vale tanto para o candidato não matriculado em curso superior, como ,também, para o candidato já matriculado no mesmo curso, turno e instituição. Bolsas remanescentes são aquelas não preenchidas no processo seletivo regular para o 2º semestre de 2020. São dois os tipos de bolsas: integrais (100%) e parciais (50%) para estudar em instituições privadas de ensino superior que participam do Prouni.

Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa.

O candidato deve ainda ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010, e obtido, em uma mesma edição do referido exame, média das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação.

Também podem se inscrever para concorrer a bolsas em cursos destinados à formação do magistério da educação básica, ou seja, com grau de licenciatura, professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, que integram o quadro de pessoal permanente de instituição pública. Para estes candidatos, não há exigência de comprovação de renda e nem de participação no Enem.

Passo a passo
Para se inscrever, o candidato deve estar cadastrado na plataforma gov.br que pode ser acessada por meio do endereço: http://acesso.gov.br.

Ao iniciar a inscrição pelo portal do Prouni, o candidato é direcionado, automaticamente, para a página do gov.br, na qual deve efetuar seu cadastro, preenchendo todas as informações solicitadas. Caso o candidato já possua cadastro, basta digitar CPF e senha.

Após realizar o acesso pelo gov.br, o candidato é redirecionado para o sistema de inscrição do Prouni, que faz a identificação automática da participação do candidato no Enem, quando for o caso.

Na página do Prouni, há informações que esclarecem as dúvidas frequentes sobre esse processo de seleção.

Caso o candidato tenha alguma dificuldade para concluir a inscrição, a forma mais adequada para entrar em contato com o MEC é por meio do formulário eletrônico para registro da demanda do canal Fale Conosco.

Assessoria de Comunicação Social com informações da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação (MEC). - 29/09/2020

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×