Prêmio Educare anuncia os vencedores 2006
Empresas, órgãos públicos e organizações não governamentais foram premiados por seus projetos voltados à educação.
São Paulo, 01 de dezembro de 2006 - O Educare - Prêmio Nacional de Excelência na Educação, premiação que visa fomentar a divulgação de Cases de Sucesso que contribuem para o desenvolvimento da educação, anunciou ontem os vencedores de sua primeira edição.
Com 48 cases inscritos, o Educare já se consolida como mais importante do setor educacional. O evento reuniu em 250 profissionais e personalidades de todo o país ligados a educação. Foram 12 premiados, entre os 48 inscritos, nas categorias Cidadania na Educação, Novas Modalidades de Ensino, Educação Corporativa, Tecnologia Aplicada à Educação, Comunicação e Pesquisa e Desenvolvimento na Educação.
A cerimônia foi encerrada com a entrega do troféu Educador do Ano a Waldir Romero, diretor da Escola Municipal Comandante Garcia D´Ávila, de São Paulo, pelo projeto O mundo do conhecimento e o conhecimento do mundo. Ele foi escolhido por votação aberta em duas etapas, por internautas de todo o país.
Também foram honenageadas no evento, duas organizações que contribuem para o desenvolvimento da educação no Brasil com projetos de impacto e relevância nacionais. Subiram ao palco para receber o troféu Destaque na Educação, a
TV Globo, pelo Projeto Amigos da Escola, e a Fundação Bradesco.
A participação de instituições públicas, ONG e Oscips correspondeu a 30% dos cases inscritos e atendeu às expectativas dos organizadores, que para estimular a inscrição adotou taxas com valores menores. Os outros 70% foram de organizações privadas. A expectativa da Comissão Organizadora é de triplicar o número de inscritos para o próximo ano. E que os cases vencedores contribuam para a divulgação de boas práticas e a consolidação de uma educação de qualidade no país.
Os cases vencedores do Prêmio Educare, por categoria, foram:
Cidadania na Educação
A categoria Cidadania na Educação, com 13 cases inscritos, reuniu cases que contribuíram para o desenvolvimento social, ambiental, cultural ou profissional de comunidades com as quais estão envolvidas, incluindo projetos de educação inclusiva. O Educare de Ouro foi para o Instituto Algar com o case "Um novo olhar sobre o espaço ocupado". O troféu de Prata ficou com a Cadbury Adams Brasil com o case "Programa Bate-Bola com a Cadbury Adams" e Bronze com a Escola de Contas Públicas Professor Barreto Guimarães, de Recife, com o case "Escola de Cidadania".
Educação Corporativa
Com cases de empresas e organizações com foco no desenvolvimento profissional de seus colaboradores ou de grupos específicos, esta categoria contou com a inscrição de seis cases e teve dois vencedores. O troféu Educare Ouro ficou com a Accor Brasil, com o Case "Académie Accor: Educação Corporativa Ampliada". O troféu de Prata foi para a Mendes Miguel com o Case "Viação Progresso: Educação Corporativa numa Empresa Familiar".
Tecnologia Aplicada à Educação
Das oito organizações que participaram com cases de produtos, serviços ou sistemas que utilizam tecnologia de ponta, dirigidos ao desenvolvimento da educação no Brasil, as duas vencedoras nesta categoria foram a IBM Brasil com o Case "KidSmart", Troféu Ouro e o IESDE Brasil com o Case "Democratização da Educação: uma oportunidade para as novas tecnologias da informação", troféu Prata.
Projeto Didático
Esta categoria destaca os cases de Editoras ou Sistemas de Ensino cuja atividade principal ou complementar é o desenvolvimento de programas de ensino e de materiais didáticos com qualidade comprovada por meio de sua aplicação no ensino infantil, fundamental, médio, universitário, técnico ou livre. Com quatro cases inscritos e apenas um vencedor, o Educare de Ouro ficou com o Pueri Domus Escolas Associadas com o Case "Primus - Coleção para alunos do ensino médio".
Novas Modalidades de Ensino
Nesta categoria, os 10 cases inscrito destacam programas de Ensino a Distância (digital ou analógico) e de Ensino Presencial em Rede com resultados expressivos na formação de profissionais de distintos setores da economia. A PUC São Paulo com o Case "Projeto Gestão Escolar e Tecnologias", levou o troféu Educare de Ouro, e o ESDE Brasil com o Case "Auto-estudo e novas mídias: Inovação no preparo para o exame da OAB", o Prata.
Comunicação Interna
Em comunicação, o Educare contou com quatro cases que contemplem campanhas ou ações de comunicação interna que tenham comprovadamente atingido seu objetivo. Entre os quatro cases inscritos, o troféu Educare Ouro foi para a Dedic com o Case "Dedic Escreve".
Pesquisa e Desenvolvimento na Educação
Com três cases e um vencedor, esta categoria contemplou Instituições de Ensino que incentivam a pesquisa e o desenvolvimento da educação do corpo docente e discente, bem como cases que destacam o investimento em pesquisa na educação. O troféu Educare de Ouro foi para a Prefeitura Municipal de Santo André com o Case "O Programa Integrado de Qualificação: Pesquisa e Desenvolvimento sob o Olhar do Observatório da Educação e do Trabalho".
Waldir Romero recebe o titulo de Educador do Ano
A cerimônia foi encerrada com a entrega do troféu Educador do Ano, título concedido pelo Prêmio Educare com intuito de homenagear e incentivar os educadores de todo o país e que destaca uma personalidade com atuação ímpar em favor da Educação Nacional. Escolhidos por eleição aberta, em duas fases, no site www.premioeducare.com.br, os cinco finalistas desta categoria - Clara Steinberg, Dirceu Moreira, Gilson Schwartz, Helena Singer e Waldir Romero - foram os educadores que obtiveram o maior número de indicações na primeira etapa da votação. Eles foram eleitos, por internautas de todo o país, pela importância de seus projetos e por sua dedicação em prol do maior bem comum da humanidade que é a educação.
O título Educador do Ano foi para o diretor da Escola Municipal Comandante Garcia D´Ávila, de São Paulo, Waldir Romero, pelo projeto multidisciplinar O mundo do conhecimento e o conhecimento do mundo, que investiu na formação de funcionários e professores, envolveu a comunidade e garantiu uma nova realidade à escola, até então conhecida como maloquinha. Com o projeto a repetência e a evasão diminuíram, as instalações físicas estão preservadas e a violência quase desapareceu. Hoje a escola tem suas portas abertas para a comunidade.
Destaque da Educação
Duas organizações que contribuem para o desenvolvimento da educação no Brasil com projetos de impacto e relevância nacionais, foram homenageadas pela Comissão Organizadora do Educare com o troféu Destaque na Educação. Foram elas:
TV Globo pelo Projeto Amigos da Escola e Fundação Bradesco.
Prêmio Educare, um incentivo ao desenvolvimento da educação de qualidade
Entre os objetivos do Prêmio estão: fomentar a divulgação de Cases de Sucesso que contribuem com o desenvolvimento da educação de qualidade; destacar e dar visibilidade a organizações e a profissionais que contribuem decisivamente com a criação e o investimento em projetos educacionais; mobilizar o setor educacional para a geração e multiplicação de iniciativas semelhantes às apresentadas nos Cases de Sucesso.
Sobre a realização e a organização do Educare
A Trama Comunicação, responsável pela realização do Educare, é uma agência de jornalismo empresarial e relações públicas especializada em educação, terceiro setor, tecnologia e negócios. No mercado há 11 anos, atende diversas organizações nestas áreas, É responsável pela redação das revistas Aprender e Super Escola.
A Garrido Marketing, organizadora do Projeto, é uma empresa especializada em serviços de marketing e na organização de prêmios corporativos setoriais como o Prêmio ABT de Telemarketing e o Prêmio Anatec de Mídia Segmentada. Em 16 anos de mercado tem sido responsável pelo relato de Cases de Sucesso para organizações como Petrobrás, Correios, Amil, Serasa, entre outras.