Presos e jovens infratores de PE serão alfabetizados
Numa ação integrada do governo do estado, as secretarias de Educação e Cultura (Seduc), de Defesa Social e de Justiça e Direitos Humanos assinaram convênio de parceria para implementar ações de Educação de Jovens e Adultos (EJA) nesta terça-feira (10), no Palácio do Campo das Princesas. A parceria está sendo realizada dentro do programa Alfabetização Cidadã e do projeto de correção do fluxo idade-série (telessalas), ambos da Seduc. Estiveram na cerimônia o vice-governador Mendonça Filho, o secretário de educação e cultura, Mozart Neves Ramos, e o secretário de defesa social, João Braga.
O objetivo é que, quando for solto, o preso que não sabe ler esteja alfabetizado e aquele que já ler possa elevar sua escolaridade”, enfatizou o secretário João Braga. Segundo ele, isso facilita a reintegração do detento ao mercado de trabalho, contribuindo para sua ressocialização. “Quem está de fora geralmente tem uma visão míope de quem está dentro. Esta medida visa reduzir esta distorção”, completa. Desde o dia 02, 586 presos de 12 presídios do Recife, Igarassu, Vitória de Santo Antão, Palmares, Itamaracá, Salgueiro, Arcoverde, Caruaru, Limoeiro e Pesqueira estão tendo aulas em 27 turmas de alfabetização. Nas telessalas, são 270 reclusos que iniciarão o processo de escolarização a partir de junho, nas nove turmas dos presídios de Garanhuns, Canhotinho, Petrolina, Limoeiro e Itamaracá.
Para a diretora-presidente da Fundac, que estava representando a secretaria de Justiça e Direitos Humanos, Maria Mirtes Cordeiro, o convênio contribui para o exercício do direito à escolaridade pelos jovens internos. “Por isso é fundamental aprofundarmos esse tipo de relação com a Seduc”, afirma. O convênio irá beneficiar 270 internos nas nove turmas de telessalas das unidades da Fundac no Cabo de Santo Agostinho, Petrolina, Caruaru, Arcoverde e Garanhuns. Nas cinco turmas de alfabetização, 150 jovens já estão em aula.
Segundo a secretaria-executiva de desenvolvimento da educação da Seduc, professora Sara Lima, a meta é alfabetizar mil jovens e adultos reclusos através do programa Alfabetização Cidadã. “Nós temos o desafio da escolarização de todos os pernambucanos e, neste caso, o da ressocialização dos presidiários e dos jovens internos da Fundac”. A Seduc irá fornecer material e livro didático igual ao utilizado pelos alunos da rede estadual. As outras secretarias irão disponibilizar o espaço para as aulas e serão responsáveis pela execução do projeto. A duração do Alfabetização Cidadã será de oito meses enquanto a previsão é de que as turmas das telessalas durem um ano e meio. O investimento para pagamento e formação dos professores é de R$ 500 mil.