24/11/2017

Processo de Desenvolvimento da Aprendizagem

Por Wolmer Ricardo Tavares – Mestre em Educação e Sociedade, Escritor, Palestrante, Articulista, Colunista, Docente, Consultor de Projetos Educacionais e Gestão do Conhecimento na Educação – www.wolmer.pro.br

 

            Somos seres singulares e isso implica em dizer que ninguém e igual a ninguém. Somos iguais em nossas diferenças e por isso precisamos perceber o ritmo de cada um em aprender algo diferente.

            Cada um tem o seu tempo e método. Uns aprendem de forma mais rápida e outros com certa lentidão, mas não quer dizer que não aprenderá, basta respeitar e incentivar o seu aprender observando suas limitações.

            Interessante observar as falas de Piletti em seu livro psicologia educaciaonal publicado pela Ática em 2003 quando esclarece que a aprendizagem é um processo contínuo e essa aprendizagem se dá em toda parte, seja de forma sistemática ou assistemática.

            O fato é que para que a aprendizagem ocorra deve-se ter a motivação, que sem ela, não adiantará insistir.

            Cabe observar nas falas do autor que além da motivação, deve-se também ter um objetivo. Este objetivo nada mais é que as necessidades que se esperam alcançar, visto que o comportamento é sempre intencional, o que implica em dizer que orientado para um objetivo que satisfaça alguma necessidade do indivíduo.

            Outro item a ser analisado de acordo com o autor é denominado de preparação ou prontidão. Dessa forma cabe perceber que de nada adianta o indivíduo estar motivado, ter um objetivo, se não for capaz de atingir esse objetivo para satisfazer sua necessidade.

            E neste quesito entra o professor e o psicopedagogo. Cabem a eles esta função de encontrar meios para que este educando se sinta com a verdadeira vontade em aprender, para assim, transformar o seu contexto.

            Campos, em seu livro Psicologia da Educação, em sua 31 ed, publicado pela Vozes em 1987 é enfático ao ressaltar que o aprendizado leva o indivíduo a viver de acordo com o que aprende, por isso cabe ao psicopedagogo fazê-lo aprender, para que este possa ter prazer em viver e aplicar seus conhecimentos no dia a dia, visto que a aprendizagem é importante para o processo de sobrevivência do homem, pois ela implica na mudança de comportamento ou da conduta.

            Com as falas de Campos pode-se perceber que a aprendizagem não é só aquisição de um certo conhecimento, pois para o autor, a aprendizagem está diretamente condicionada à existência de problemas que vão surgindo no dia a dia das pessoas, e isso poderá lhe dar uma impressão de fracasso ou compeli-lo a resolver, e na busca desta solução, o educando aprenderá de fato, não se limitando a memorização sem nenhum efeito no ajustamento de sua personalidade.

            A aprendizagem para Campos também é um processo ativo, inteligente que implica sempre no discernimento e compreensão da situação e dito isso, Demo em seu livro Saber Pensar publicado pela Cortez em 2000 esclarece a verdadeira função do educador que é garantir a aprendizagem do aluno, o que extrapola o simples dar aula.

            Para Demo aí se aplica a Lei do efeito de Thorndike ao qual diz que as respostas para uma situação mediante a um estado recompensador, serão fortalecidas e se tornarão respostas habituais para aquela situação, ou seja, a satisfação leva a aprendizagem.

            Neste processo de desenvolvimento da aprendizagem, cabe perceber de acordo com Gadotti em seu livro História das Ideias Pedagogicas em sua 8  ed, publicado pela Ática em 2004, que todos os seres humanos têm potencialidades de aprender, e esta aprendizagem verificar-se-á quando o educando perceber que o conteúdo ministrado pelo educador se relaciona com seus próprios objetivos e ela será facilitada quando o educando for um agente participativo deste processo, ou seja, o aluno não pode ser passivo.

            O fato é percebermos que todos nós temos nossas facilidades e nossas dificuldades em certas disciplinas, e cabe ao educador, em particular o psicopedagogo, perceber as especificidades de seus alunos e oferecer a estes métodos que o motivem a aprendizagem.

 

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