16/09/2014

Procurador da AGU reúne sete anos de pesquisa sobre a corrupção nos países do Mercosul em coletânea de cinco livros

Após cinco anos de estudo e sete de pesquisa, o procurador federal Judivan J. Vieira, que atua na Procuradoria da AGU junto ao Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), lança nesta terça-feira (16/9) a coleção "Corrupção no Mundo" pela Editora Thesaurus. A obra é composta por cinco livros e aborda a corrupção sob as perspectivas histórica, política, jurídica, e do Direito Internacional, além de apresentar uma proposta de combate à corrupção usando ferramentas como a ética, a moral e o Direito. O lançamento será no hall de entrada do Complexo Brasil XXI, a partir das 18h30, em Brasília/DF.

Judivan J. Vieira utilizou mais de 150 obras em português, inglês e espanhol para escrever os livros, dos quais 14 são específicos sobre corrupção. O autor leu artigos sobre o assunto e estudou inúmeras leis de todos os países membros do Mercosul. 

O procurador da AGU destaca que a iniciativa de escrever sobre o tema surgiu quando iniciou o curso de Doutorado em Ciências Jurídicas e Sociais, na Universidad Del Museo Social Argentino, em Buenos Aires (Argentina). "Quando, em 2007, iniciei o doutorado, eu tive de imediato o desejo de defender minha tese sobre corrupção, mas meu sonho era tornar essa escrita algo científico. Então eu me preocupei em levantar uma bibliografia que me oferecesse base para identificar o que é corrupção, quais as causas, os efeitos, os grandes aliados, o perfil do corrupto e, por fim, propor as ferramentas de combate", afirmou o autor.

Para escrever a coletânea, o procurador federal realizou pesquisas in loco junto aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário na Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela. O trabalho foi custeado por bolsa de estudos concedida pelo DNPM.

Coletânea 

A coleção "Corrupção no Mundo" se desenvolve por mais de 700 páginas, distribuídas em cinco volumes. "Consegui fazer um levantamento bibliográfico sobre o tema corrupção, reunindo autores argentinos, chilenos, uruguaios, mexicanos, norte-americanos e alguns alemães. Mas não encontrei escritores brasileiros acadêmicos que tenham abordado o tema com a profundidade e aspectos que escolhi abordar", salienta Judivan J. Vieira. Ele frisa que é a primeira coleção do mundo sobre o assunto e ressalta a alegria de inserir o Brasil como fonte de consulta sobre o tema.

Duas edições da coleção chegarão às livrarias. Uma mais acessível a estudantes, em brochura, sem orelhas, cujos volumes podem ser adquiridos separadamente. E a outra com livros em capa dura, para serem vendidos na coleção completa.

O autor

Judivan J. Vieira é formado em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (Uniceub), pós-graduado em Política e Estratégia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg) e Universidade de Brasília (UnB), e Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad Del Museo Social Argentino, em Buenos Aires.
O procurador federal atualmente é Coordenador Substituto de Contencioso, Cobrança e Recuperação de Créditos do DNPM, em Brasília/DF.

Assessoria de Comunicação - AGU

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×