02/09/2005

Professor quer usar o Desafio Sebrae em sala de aula

Por Da Redação

Brasília - A abrangência e a poder didático do Desafio Sebrae ultrapassou o limite do próprio ambiente do jogo virtual e chegou às salas de aula. O professor Mário Henrique Sellis Porteira, do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Tecnologia de Birigui (Fateb), em São Paulo, solicitou à organização do Desafio Sebrae uma cópia do jogo para usar como ferramenta na disciplina de Sistemas de Informações Contábeis.

“Vejo no programa uma maravilhosa ferramenta para ensinar gestão financeira, Sistemas Abertos e seus interdependentes, a famosa livre concorrência e seus efeitos nas empresas”, diz o professor. Ele entende que os jogos de empresa são realidade em universidades e em cursos de pós-graduação, mas acredita que seu valor será potencializado se aplicado no início dos cursos acadêmicos. “Hoje, divulgo e incentivo meus alunos a participarem do projeto, explico a necessidade desta visão empresarial para nós contadores, e sempre me disponho a orientá-los, com dicas, mas permitindo que eles próprios tomem as decisões e aprendam jogando e se divertindo”, afirma.

Porteira, que participou do Desafio Sebrae em 2002 como universitário integrando a equipe Decisão, lamenta ter conhecido apenas jogo no último ano na universidade. “Gostaria de ter conhecido o projeto Desafio Sebrae antes, ainda no meu segundo ano acadêmico”. A equipe Decisão chegou até a segunda fase. “Infelizmente apostamos todas as nossas fichas numa única ação e acabamos não tendo tempo hábil para recuperarmos o resultado”, conta.

O jogo

No Desafio Sebrae 2005 os participantes tem que administrar uma empresa produtora de flores tropicais. Os participantes/empresários passarão por experiências que certamente encontrariam em uma situação real, como compra de matéria-prima, pagamentos, quitação de impostos, precificação de produtos e concorrência. O jogo, que está em sua sexta edição, conta com a participação de 50 mil estudantes vinculados a 1.281 instituições de ensino superior de todo o País.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×