Professores da rede pública do Sul ajudam a formular o Saeb
Cento e vinte professores da rede pública estadual estão reunido desde ontem (10), em Porto Alegre, para discutir a formulação da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).
As reuniões, que se estendem até sexta-feira (13), compõem o evento Oficina de Elaboração de Itens de Avaliação Institucional, promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) em parceria com a Secretaria Estadual da Educação (SEC).
O SAEB é realizado a cada dois anos e avalia a qualidade, a eqüidade e a eficiência do ensino oferecido na Educação Básica em todo o país.
Para a Diretora do Departamento de Planejamento da SEC, Carmem Figueiró, o grande mérito dessas reuniões são a de possibilitar a participação regional dos professores, tendo como resultado uma avaliação formulada por educadores que vivem a prática da sala de aula.
O presidente do INEP, Eliezer Pacheco, destacou uma mudança importante na próxima edição do SAEB. "Buscaremos a universalização da pesquisa. Iremos em cada escola de Educação Básica do Brasil, superando o método de amostragem", afirmou, ressaltando que este novo método atende a um anseio dos secretários estaduais de educação.
Pacheco destacou ainda a qualidade da rede de ensino gaúcha. "O trabalho realizado neste Estado nos orgulha muito, pois vemos uma rede e educadores qualificados", disse. No último relatório do SAEB, o Rio Grande do Sul aparece como o estado com a maior qualidade de ensino no país.